_
_
_
_
_

Johan Cruyff é diagnosticado com câncer de pulmão

Holandês fará exames para saber o alcance da doença

Johan Cruyff, em 2009 no Camp Nou.Foto: reuters_live | Vídeo: Vicens Gimenez

Ex-treinador do Barcelona, o holandês Johan Cruyff, de 68 anos, descobriu que tem câncer de pulmão, segundo informou a Catalunha Rádio nesta quinta-feira. A doença foi diagnosticada na terça-feira. Conhecido como O Magro, ele segue realizando exames para conhecer o alcance da doença.

Em 1991, Cruyff já havia passado por cirurgia no coração depois de sofrer uma insuficiência coronária em fase aguda. Depois dessa operação, deixou de fumar e até protagonizou uma famosa campanha na Catalunha contra o fumo.

Mais informações
Johan Cruyff, caráter é destino
Cruyff critica o salário de Neymar no Barcelona

“Enviamos um forte abraço a Johan Cruyff pela situação que soubemos hoje”, disse nesta manhã Susana Monge, vice-presidente econômica do Barcelona.

Como jogador, Cruyff jogou 10 temporadas no Ajax, de Amsterdã, e assinou com o Barcelona em 1973. Trocou o clube catalão pelo futebol dos EUA em 1978. Recebeu a Bola de Ouro, dada ao melhor jogador do mundo, em três ocasiões durante sua carreira (1971, 1973 e 1974) e, ao se aposentar, converteu-se em treinador. Iniciou como técnico no Ajax, em 1985, e três temporadas mais tarde chegou ao Barça.

O ex-técnico, que está em Barcelona, abandonou a atividade esportiva depois de deixar o banco do Camp Nou em 1996, embora tenha sido o treinador da Catalunha entre 2009 e 2012.

Em sua luta por abandonar o fumo, substituiu o cigarro por caramelos para acalmar os nervos durante os jogos do Barça. Cruyff foi o arquiteto do dream team do Barcelona na temporada 1991-1992, que conquistou pela primeira vez a Copa da Europa (hoje conhecida como Champions League), no estádio de Wembley, em Londres, ao bater a Sampdoria por 1 a 0, gol do zagueiro holandês Ronald Koeman.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_