_
_
_
_
_

Biden anuncia que não será candidato à presidência dos EUA em 2016

Vice-presidente comunicou a decisão na Casa Branca, com Barack Obama a seu lado

Yolanda Monge
Barack Obama e Joe Biden, nesta quarta-feira na Casa Branca.
Barack Obama e Joe Biden, nesta quarta-feira na Casa Branca.JIM WATSON (AFP)

O cenário escolhido e o privilégio da companhia que o acolhia eram um presságio da decisão do vice-presidente. Joe Biden não buscará a nomeação do Partido Democrata para as eleições presidenciais de 2016. Do roseiral da Casa Branca e flanqueado pelo presidente Barack Obama, Biden anunciou nesta quarta-feira que não entrará na campanha. Mas fez uma advertência: “Espero falar claramente, embora não seja candidato, falarei clara e fortemente”.

Mais informações
“Ajude-nos, Bernie Sanders, você é nossa única esperança”
Quem é quem? Os candidatos democratas à Casa Branca
Hillary Clinton sai fortalecida do primeiro debate democrata
Tecnologia eleitoral do país do Silicon Valley será obsoleta em 2016

Para um homem que acabava de decidir que não iria ser candidato, o discurso que se seguiu foi o de um indivíduo (um partido, na realidade) em campanha. Como se tivesse sido uma declaração escrita para dizer que sim, que pela terceira vez iria aspirar à candidatura à presidência, mas outras considerações finalmente inclinaram a balança na direção de outro, seja o luto pela morte do filho ou que para Obama não seria algo cômodo ter dois pesos pesados, como Clinton e Biden, competindo em debates.

"Este país cometerá um erro trágico se tentar se desfazer do legado de Obama. Os americanos chegaram longe demais para isso. Os democratas não deveriam apenas proteger e defender essas conquistas, deveriam basear nelas a sua campanha.”

Alegando que havia ficado sem tempo, que a logística o pressionava e que, no final das contas, os caucus estão na virada da esquina (fevereiro do ano que vem), o vice-presidente recordou que seu processo de superar a morte do filho havia chegado perto demais da data de se pôr a trabalho. “Fiquei sem tempo para tentar obter a nomeação”, declarou o político veterano.

A saída de Biden da fotografia dos candidatos democratas limpa bem o caminho para Hillary Clinton, que foi secretária de Estado no primeiro Governo Obama e lidera as pesquisas entre os seguidores do partido. O processo de primárias para escolher o candidato de cada partido começa em fevereiro.

Biden, de 72 anos, tentou por duas vezes ser presidente. As experiências fracassaram. Nas eleições de 1988 teve de abandonar a corrida eleitoral após a revelação de vários plágios. E nas de 2008 foi eclipsado pelas candidaturas de Obama e Clinton.

Biden está entre os políticos mais experientes de Washington. Foi senador durante 36 anos. E acumula sete anos como mão direita do presidente Obama. Apesar dessa bagagem, o político de Delaware carrega a reputação de meter os pés pelas mãos com frequência e de falta de desenvoltura.

Ao mesmo tempo, é tido como pessoa divertida e carismática. Em uma pesquisa no final de setembro, a avaliação de Biden era melhor que a dos candidatos democratas. Um total de 40% dizia ter uma opinião positiva do vice-presidente e 28%, negativa. Ou seja, um saldo positivo de 12 pontos. Em troca, Clinton tinha um saldo negativo de 8 pontos. No entanto, um levantamento mais recente — de meados de outubro, depois do primeiro debate televisionado dos democratas — questionava a capacidade de vitória de Biden. Somente 30% dos eleitores de primárias democratas apoiava sua candidatura às eleições. E 15% diziam que votariam nele, bem abaixo dos que dariam seu voto a Clinton (49%) e ao senador independente Bernie Sanders (29%). Tanto Clinton como Sanders estão há meses em campanha e dispõem de uma sólida infraestrutura de doadores e pessoas trabalhando para eles.

A especulação sobre se Biden disputaria as eleições disparou em agosto depois que Maureen Dowd, colunista do jornal The New York Times, escreveu que o vice-presidente estudava apresentar-se em razão do pedido de seu filho Beau pouco antes de morrer em maio, vítima de um tumor cerebral. Depois disso, Biden não confirmou nem negou suas intenções. Mas alimentou a especulação constante, lançando alguns dardos subliminares a Clinton. Nos últimos meses, o escândalo do correio eletrônico de Clinton — somente usou uma conta privada quando era secretária de Estado e apagou a metade de suas mensagens — ampliou a imagem de opacidade e secretismo da ex-primeira dama e senadora.

Falando quase como candidato, o vice-presidente destacou no dia 20 sua proximidade com Obama. “Passo, dependendo da época, entre quatro e sete horas por dia com o presidente”, disse em uma conferência. E realçou seus encontros com líderes internacionais, tentando frear uma das possíveis vantagens de Clinton: “Contamos com dois grandes secretários de Estado [Clinton e o atual, John Kerry], mas, quando eu vou, sabem que estou falando pelo presidente.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_