_
_
_
_
_

Maior foto da Via Láctea tem 46 bilhões de pixels

Imagem foi construída com fotografias tiradas ao longo de cinco anos

Uma das partes da macrofotografia da Via Láctea.
Uma das partes da macrofotografia da Via Láctea.Universidad de ruhr

Um grupo de astrônomos da Universidade do Ruhr (Alemanha) construiu a maior imagem astronômica já feita até hoje. A fotografia é da Via Láctea e contém 46 bilhões de pixels. Para possibilitar sua visualização os pesquisadores criaram a ferramenta online http://gds.astro.rub.de/. A imagem contém informações baseadas na observação da galáxia durante os últimos cinco anos.

Mais informações
O buraco negro mais brilhante ressuscita 26 anos depois
NASA acredita que encontrará vida extraterrestre em menos de 10 anos
Todas as fotos do homem na Lua já estão disponíveis na Internet

Usando a ferramenta virtual, é possível ver a imagem completa da Via Láctea de uma vez ou dar um zoom nas áreas específicas que mais interessarem. Na parte de baixo à esquerda aparecem as coordenadas que correspondem à seção visualizada da Via Láctea. Permite também escrever o nome de uma estrela concreta; a ferramenta a localiza e um quadrado do lado direito aumenta a área da imagem na qual ela se encontra.

Durante cinco anos, a equipe de pesquisadores, liderada por Rolf Chini, monitorou nossa galáxia em busca de objetos que aparecem e desaparecem porque têm brilho variável. Esses objetos incluem estrelas encobertas momentaneamente por planetas e sistemas onde as estrelas orbitam entre elas e ficam encobertas de vez em quando, de modo que não podem ser vistas em apenas uma observação.

Imagens gravadas pelos astrônomos durante a fase de observação para realizar a fotografia.Vídeo: Universidad de Ruhr

Para conseguir a fotografia, os pesquisadores utilizaram os telescópios da Universidade do Ruhr no observatório do deserto do Atacama, no Chile. Com essas observações, conseguiram descobrir mais de 50.000 novos objetos que ainda não estavam identificados.

A área observada pelos astrônomos é tão grande que foi subdividida em 268 seções. Fotografaram cada seção em intervalos de vários dias e, comparando as imagens, foram capazes de identificar esses objetos. Depois, juntaram as 268 fotos em uma só imagem coerente com o que estavam observando.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_