_
_
_
_
_

El Chapo fica ferido ao fugir do cerco da Marinha mexicana

O Governo afirma que o chefe do tráfico está machucado no rosto e em uma perna

Elena Reina
Cidade do México -
Imagens do traficante depois de sua fuga em uma banca mexicana.
Imagens do traficante depois de sua fuga em uma banca mexicana.YURI CORTEZ (AFP)

O narcotraficante mais procurado do mundo está ferido. Joaquín Guzmán Loera, El Chapo, foi ferido em uma perna e no rosto ao fugir de uma operação militar realizada nos Estados de Sinaloa (sua terra natal) e Durango, no norte do México. Em um breve comunicado, o Governo afirmou, sem entrar em detalhes, que as lesões não foram resultantes de enfrentamento direto, mas da fuga. A caça pela Sierra Madre continua, mas pela primeira vez em três meses El Señor foi localizado.

Mais informações
A fuga de ‘El Chapo’ Guzmán: a grande obra do Senhor dos Túneis
‘O Chapo’ Guzmán, últimas notícias
A fuga de 'El Chapo'
A fuga de ‘El Chapo’ desata um vendaval político no México
O império de Sinaloa não fraqueja
Golpe contra Peña Nieto
‘El Chapo’ escapa da prisão no México

O cerco a El Chapo não é novidade. O governador de Sinaloa, Mario López Valdez, confirmou dias antes que deu início a uma operação militar para prendê-lo. “Há uma operação comandada pelas forças especiais que vêm diretamente da Cidade do México, e vocês sabem atrás de quem estão”, disse.

Às 19h da sexta-feira, dia 16, o secretário nacional de Segurança, Renato Sales Heredia, tinha desmentido que El Chapo estivesse ferido, como informaram horas antes vários meios de comunicação locais e internacionais. Só nas últimas horas do dia é que o Governo confirmou o ocorrido, mas não especificou a causa dos ferimentos. “O fugitivo realizou uma fuga precipitada”, e essa foi a causa, segundo as autoridades.

Os corpos de elite da Marinha mexicana foram deslocados desde a semana passada para a região, depois que foram interceptadas conversas telefônicas que sugeriam que o narcotraficante estava escondido em um rancho perto de Cosala, nas montanhas da Sierra Madre sinaloense. Os marines invadiram o lugar com helicópteros, mas se retiraram ao serem atacados por supostos agentes de segurança do narcotraficante. Após o cessar fogo, a Marinha entrou no rancho e encontrou telefones móveis e rádios, mas os supostos cúmplices tinham fugido em seus veículos.

As autoridades calcularam que o capo estava cercado em um raio de cerca de três quilômetros. A região geográfica na qual El Chapo e seus bando estão sendo rastreados é conhecida como Triângulo Dourado por suas ótimas condições de relevo e clima para o cultivo de maconha e papoula.

A busca prossegue no norte enquanto aumentam as dúvidas e a polêmica sobre sua fuga de uma prisão de segurança máxima localizada no centro do país. A publicação recente do vídeo no momento de sua fuga revela que os agentes penitenciários ignoraram as marteladas que vinham do buraco do chuveiro por onde ele supostamente fugiu em 11 de julho deste ano.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_