_
_
_
_
_

Pernil de cordeiro para estúpidos

Com o Natal no horizonte, é hora de aprender de uma vez por todas a assar cordeiro Saia da ignorância com uma receita boa até seres sem mãos nem cérebro

Mikel López Iturriaga

Não perceberam alguma certa inquietude? Umas nuvens mentais olhando no horizonte? Uma irritação e mal-estar? Já digo por que isso acontece: o Natal está se aproximando. E, com ele, a maior confusão culinária do ano. Riam, riam, mas vocês vão ver como em dois dias já estamos com as luzes e os presentes e as musiquinhas tocando sem parar em shoppings e dissolvendo lentamente os neurônios de seus pobres funcionários. É melhor estarem preparados com a ideias claras sobre o que cozinhar, porque senão serão vítimas do maior estresse de 2015.

Mais informações
“Nunca coloque óleo na água para cozinhar o macarrão”
Sabe o que vai na salada perfeita?
Em busca da superpimenta
Com releitura da comida mineira, Izabel vence MasterChef Brasil 2015

Com o nobre objetivo de que vocês possam ir treinando, hoje apresento um produto que casa bem com essa época, o cordeiro, cozido da forma mais simples e eficaz possível. O assado não tem muito mistério, é só colocar o forno para funcionar, enfiar a perna do animal convenientemente temperada, esperar 20 minutos e apagar o fogo. Três horas mais tarde você vai ter um pedaço de carne macio e suculento com o mínimo de trabalho.

A ideia é adaptada de uma velha receita do crítico gastronômico do The New York Times, Craig Claiborne que, por sua vez, copiou-a de uma leitora do jornal, Dorothy Moore que, por sua vez, se inspirou em outra receita de uma escritora de livros de cozinha norte-americana chamada Ann Seranne. Como sempre, dei uma mudada de acordo com meu gosto adicionando algumas batatas, enfiando água no forno ao estilo de Segóvia, mudando o vermute por vinho branco e modificando ligeiramente o tempo de cozimento.

Serve

Quatro pessoas

Ingredientes

1 penil de cordeiro com 1,5 kg aproximadamente, de preferência com sua gordura

150 ml de vinho branco

800 g de batatas

6 dentes de alho com casca

1 colher de chá rasa de pó de alecrim seco

1 colher de chá rasa de tomilho seco

Azeite de oliva

Sal e pimenta-preta recém moída

Preparação

Retire o cordeiro da geladeira para que esteja à temperatura ambiente quando for colocado no forno.

Coloque na base do forno uma fonte com água para que o ambiente do forno esteja úmido e pré-aqueça a 260 graus.

Descasque três dentes de alho e corte em fatias grossas. Faça pequenas incisões com uma faca na carne e enfie as fatias dentro.

Tempere a carne e esfregue com alecrim e tomilho. Coloque em outra fonte (não a de água) e adicione o vinho e 150 ml de água.

Asse por 20 minutos, desligue o forno e deixe o cordeiro dentro por 3 horas. Importante: não abra a porta do forno em todo o processo.

Enquanto isso, em uma panela no fogo, ferva as batatas com casca em água fervente por 15 minutos. Retire e deixe que sequem.

Quando o cordeiro estiver pronto, tire-o do forno e coloque o molho em uma panela pequena. Reduza pela metade o molho. Enquanto o molho é reduzido, corte as batatas em pedaços pequenos e refogue em uma frigideira com óleo.

Sirva o cordeiro acompanhado das batatas e do molho. Se o cordeiro for feito com antecedência e tiver esfriado, é possível esquentar no forno bem fechado a uma temperatura moderada (100 graus).

Tentou fazer esta receita e não saíram bem? Escreva suas queixas à Defensoria do Cozinheiro enviando um mail para defensoracomidista@gmail.com

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_