_
_
_
_
_

Twitter lança ‘Momentos’, uma aba para destacar conteúdo

Rede social ajuda a mostrar os eventos mais interessantes em tempo real

Exemplo de um "Momento" criado pela NASA.Vídeo: Twitter / El País Vídeo

O Twitter quer voltar a se tornar o centro das conversas na Internet, o lugar onde se contam os fatos em tempo real. Jack Dorsey foi quem mudou o lema de “o que você está fazendo?” para “o que está acontecendo?”. Depois de confirmar na segunda-feira o cofundador como executivo-chefe permanente, o Twitter mostra seus planos para o futuro.

Moments, Momentos em português, é sua estratégia para voltar a ser o centro das conversas online. O projeto inicialmente nasceu com o nome-chave de Lightning. Já está estreando nos Estados Unidos e será lançado nas próximas semanas em todo o mundo. Tanto em Android como em iOS, assim como na versão para o computador. Aparecerá uma nova funcionalidade, “Moments”, com informação nova.

Madhu Muthukumar (Lincoln, Nebraska, 1984), responsável pelo produto, define a novidade como a fórmula perfeita para aterrissar no Twitter: “Muitos não sabem quem seguir. Não sabem o que está acontecendo. Achamos que é a melhor opção para entender o Twitter sem ter de compreender os hashtagss ou os retuítes”.

A rede social, que conta com 400 milhões de usuários ativos, pretende desse modo simplificar o acesso e fazer com que aquilo que acontece nela tenha mais relevância. Na nova aba, que irá acompanhada de um ícone simulando um raio, poderão ser vistas as sete ou oito notícias do momento. Terão título, descrição e uma seleção de conteúdo. A rede NBC, The New York Times, a NASA e a liga de beisebol são algumas das primeiras organizações que já fazem testes com o editor, uma opção que vai ser ampliada a mais órgãos da mídia e, finalmente, a todos os usuários da rede social. Qualquer pessoa poderá selecionar as contas que precisa seguir para estar a par do que acontece no momento. Seja um evento esportivo, um acidente, um programa de televisão ou a apresentação de um livro.

Mais informações
Gigantes da tecnologia investem em leitor de notícias
Deus e o impeachment no arsenal de tweets de Eduardo Cunha
O ocaso dos 140 caracteres
O Twitter inspira paixões, mas não consegue gerar lucros
Twitter permitirá passar de 140 caracteres na citação de um tuíte

O aspecto multimídia será parte de seu potencial. “Queremos que tenham vídeo e imagens. Para nós, parece muito mais rico, mas não é necessário”, insiste o diretor enquanto mostra o resultado em seu celular. No caso de serem acrescentados tuítes enriquecidos com fotos, eles aparecem baixados antes na capa do Momento. Serão divididos em cinco categorias: Atualidades, Notícias, Esportes, Entretenimento e Diversão. Essa última pretende ser um agregador de conteúdo viral.

A moda imposta pelo Tinder, de deslizar o dedo para a direita, é adotada também nesta funcionalidade: ao tocar sobre um momento, segue-se essa lógica para ir navegando entre links, vídeos, vines (vídeos em loop de até seis segundos) ou galerias de fotos. Quando se toca uma vez, pode-se optar por retuitar o momento aos seguidores ou dar-lhe um favorito, como se fosse um tuíte individual.

Como vem sendo cada vez mais normal nos serviços fundamentados na recomendação, à medida que o tempo passar e houver mais conteúdo, os Momentos serão diferentes para cada usuário. “Serão mais e mais pessoas. No Twitter queremos que você veja aquilo que se ajusta ao seu interesse”, insiste Muthukumar.

O objetivo final dessa inovação é fomentar o uso do Twitter de um modo mais constante: “Se você gosta, voltará. Não é preciso ter uma conta ou um registro. Basta apenas seguir o link para se ver. É muito simples”.

Foi dada ênfase especial a que o conteúdo seja novidade, em que os Momentos sejam vivos. “Quando o evento for dado por finalizado, o usuário deixará de ver conteúdo sobre ele em sua linha do tempo”, pondera. Uma forma de evitar o aborrecimento de deixar de seguir uma conta em razão de um assunto específico, cujo conteúdo perdeu o interesse depois que passou.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_