_
_
_
_
_

Queda do preço do petróleo tira 100.000 postos de trabalho

Grandes petrolíferas reduzem seus lucros e cortam o investimento em serviços

Uma plataforma petrolífera no litoral da Líbia.
Uma plataforma petrolífera no litoral da Líbia.DARRIN ZAMMIT (reuters)

A queda do preço do petróleo vem causando amargas consequências às empresas do setor. A queda livre do barril, que baixou 60% em 12 meses – o brent, referência na Europa, custa 45 dólares (157,6 reais) –, produziu quedas recordes nos resultados das principais empresas energéticas mundiais. Como consequência, foram reduzidos gastos administrativos, em prospecções e em serviços, o que provocou demissões em cadeia. Em 2015, o setor já perdeu 100.000 postos de trabalho no mundo inteiro.

A Exxon foi a última do clube das cinco empresas petrolíferas de maior envergadura em escala mundial – as chamadas big five – a anunciar o golpe da queda do preço do petróleo em suas contas. O gigante norte-americano ganhou no segundo trimestre do ano 4,3 milhões de euros (17,11 milhões de reais). É o pior resultado trimestral desde 2009 e significa embolsar a metade do mesmo período de 2014. A Chevron, outro peso pesado da indústria petrolífera norte-americana, ganhou nos primeiros seis meses 584,43 milhões de dólares (2,05 bilhões de reais), 90% a menos em relação ao segundo trimestre de 2014, logo antes do preço do petróleo cair vertiginosamente.

Mais informações
China supera EUA como maior importador mundial de petróleo
Petróleo barato desata uma revolução energética
Amigos e inimigos no cartel da OPEP
MOISÉS NAIM | 'Três surpresas do petróleo barato'
O petróleo agita a América Latina

As duas empresas norte-americanas são as últimas a entrar em uma longa lista de companhias que pagaram o preço do novo equilíbrio no mercado do petróleo. A diminuição dos lucros levou a anglo-holandesa Shell a cortar 6.500 postos de trabalho, e a BP, que até agora despediu 1.200 funcionários, convocou em janeiro seus 15.000 trabalhadores no Reino Unido para deixá-los preparados sobre outros “planos de reestruturação” da empresa.

Os grandes grupos produtores vivem momentos difíceis, mas são as companhias de serviços petrolíferos que estão pagando o preço mais alto. A Saipem, fornecedora de serviços controlada pela italiana ENI, anunciou há pouco mais de um mês a demissão de quase 9.000 trabalhadores. Antes já haviam feito o mesmo, entre outras, as norte-americanas Schlumberger, a maior empresa do mundo em assistência petrolífera (11.000 postos de trabalho), e também a Weatherford (11.000), a Baker and Hughes (10.500) e a Halliburton (9.000). Entre os demitidos nos setores de serviços, prospecção e extração e de produção de maquinaria, os postos de trabalho perdidos na indústria petrolífera chegam já aos 100.000.

“A primeira medida tomada pelas grandes petrolíferas diante da queda do petróleo foi cortar o gasto em investimento e limitar as novas prospecções. Por isso, a onda de demissões atingiu com mais força as empresas de serviços”, explica Ariel Bergman, economista especialista em energia da Universidade Dundee (Escócia), o principal centro petrolífero do Reino Unido. “Se o preço do petróleo continuar baixo nos próximos meses, provavelmente ocorrerá uma segunda onda de demissões: as empresas com mais liquidez tentarão adquirir as que navegam em águas mais difíceis para aproveitar suas jazidas. E para economizar custos poderão cortar seu pessoal”.

A Agência Internacional de Energia (EIA, na sigla em inglês) prevê que o atual excesso de oferta de petróleo, principal causa da drástica redução de seu valor, persistirá ao longo de todo o ano de 2016, presságio da continuação dos preços baixos.

“Os impactos da queda do valor do petróleo na indústria estão começando a ser vistos com clareza agora. Dentro de 12 ou 18 meses a produção fora da OPEP (o cartel dos países produtores de petróleo) diminuirá e os preços mais acessíveis finalmente estimularão a demanda. Mas o cenário previsto para 2016 induzirá as empresas a evitar novos investimentos, e isso pode acarretar novas demissões”, avisa Gareth Lewis-Davis, analista especializado da BNP Paribas.

Enquanto isso, a OPEP está inundando o mercado mundial: em julho bombeou em média 31,5 milhões de barris diários, a quantidade mais elevada nos últimos três anos. As autoridades iranianas, além disso, dizem que estão prontas para aumentar rapidamente suas exportações, se o acordo nuclear com os EUA enfim causar o levantamento das sanções internacionais.

Dentro do setor, o melhor panorama para o negócio petrolífero mundial está na petroquímica: “As empresas que elaboram produtos petroquímicos vivem em um mundo oposto ao das produtoras. Aqui o petróleo é uma matéria prima e, sendo barato, está impulsionando suas atividades. Daí sairão os beneficiados a curto prazo do conjunto da indústria petrolífera”, afirma Don Bari, vice-presidente do setor de análise e tecnologia da empresa de consultoria norte-americana IHS Chemical.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_