_
_
_
_
_

Mais de 100 mulheres ao ano são assassinadas na Cidade do México

O homicídio de quatro mulheres na capital mexicana retrata um doloroso problema do país

Fotografia em homenagem aos cinco assassinados.
Fotografia em homenagem aos cinco assassinados.EDGARD GARRIDO (REUTERS)

O assassinato de cinco jovens na Cidade do México na sexta-feira, à luz do dia, em um bairro rico na capital, voltou a chocar o México porque retrata dois dos problemas mais insuportáveis do país. A morte do repórter fotográfico Rubén Espinosa é ameaça letal à imprensa. Os cadáveres de Alejandra Negrete, Mile Virginia Martín, Nadia Vera e Yesenia Quiroz são crimes de feminicídio, o ataque contra a mulher por ser mulher. O impacto também abala a imagem da Cidade do México como um oásis artificial de segurança e convivência. A capital do México é o quinto estado do país onde mais mulheres são assassinadas. Mais de 100 por ano.

“Tivemos uma reunião com a Promotoria do Distrito Federal, com o promotor de homicídios e o subpromotor. Disseram-nos que eles efetivamente encontraram nos quatro casos elementos para falar de feminicídio, embora em apenas um encontraram violação. Sabe-se que elas resistiram ao ataque, por isso têm escoriações. Elas foram subjugadas. Sem dúvida que é um feminicídio”, explica María de la Luz Estrada, coordenadora do Observatório Cidadão Nacional de Feminicídios (OCNF).

Mais informações
Desligou-se a câmera, foi-se o ativista
Argentina se mobiliza contra assassinatos machistas
Por que ‘não’ significa ‘não’, explicado com uma xícara de chá
“Achava normal que me batessem, era como uma lição em uma filha”
800 milhões de mulheres em 53 imagens indignantes

A lupa desse organismo independente constata que a violência de gênero não dá trégua na capital. Nos últimos dois anos, os assassinatos de mulheres passaram de 104 para 158, um aumento de 50%. O estudo do OCNF, que apresenta dados das diferentes promotorias dos Estados, coloca o Distrito Federal como o quinto mais letal, atrás apenas de barris de pólvora como o Estado do México, Guerrero e Coahuila.

Os números caem quando o foco se concentra nos feminicídios, um crime com características específicas. Das 158 mortes na Cidade do México em 2014, a Promotoria só investigou 31 casos como feminicídio. Nem todos os assassinatos de mulheres são considerados nessa categoria. O termo foi usado pela primeira vez em 1992, pela estudiosa feminista sul-africana Diana Russell. Ela o definiu como uma forma de violência que implica no uso do sexo por parte dos homens para expressar seu desejo de poder, dominação e controle. Russell assume que no feminicídio há uma ligação estreita com a misoginia e sua expressão máxima é o assassinato da mulher.

Os homens são educados para se sentirem donos dos corpos e as mulheres para ser seu objeto

Um relatório da ONU coloca o México em 16º lugar em nível mundial nesse tipo de crime. “Há muitos fatores, mas no México há uma grande discriminação contra as mulheres de natureza política, social e econômica”, explica Patricia Ravelo Blancas, antropóloga e especialista em estudos de gênero do Centro de Pesquisas e Estudos Superiores em Antropologia Social (CIESAS). “Nossa cultura machista mexicana está profundamente enraizada historicamente. Todos os filmes clássicos de Pedro Infante ou Sara Garcia mostram mulheres subjugadas, subordinadas, e homens muito machistas, com uma maneira de se relacionar com as mulheres cheia de desigualdade e dominação. Isso mudou um pouco nas novas gerações, mas o modelo continua marcado por um padrão em que os homens são educados para se sentirem donos dos corpos e as mulheres para ser seu objeto”, acrescenta.

O conceito de feminicídio está penetrando na legislação internacional. Até 16 países latino-americanos o recolhem em seus códigos penais. “Mesmo sendo reconhecidos, muitas vezes são crimes difíceis ou impossíveis de provar. Além disso, em muitas ocasiões não se cumprem os protocolos e esses crimes são classificados como homicídios comuns”, diz a coordenadora do OCNF. Todos os Estados mexicanos inscreveram o crime de feminicídio em suas leis, exceto Chihuahua, entidade à qual pertence Ciudad Juárez, onde desde os anos 90 os cadáveres de mulheres aparecem quase diariamente.

A antropóloga Patricia Ravelo Blancas, que estudou in loco os casos de Ciudad Juárez, aponta para o significado político do fato de matar mulheres. “No feminicídio se comete um crime mais complexo do que o mero assassinato, pois inclui a exclusão social da mulher nas esferas sexual, econômica e política”. Ele estima que mais de 1.000 mulheres e meninas foram brutalmente assassinadas em Ciudad Juárez desde 2008.

Ravelo e sua equipe analisaram o tratamento que a imprensa deu aos crimes e aos relatórios da justiça. “Mostrava-se o poder misógino contra e sobre os corpos. Foi muito chocante, havia muitas mutilações de seios, olhos, esvaziamento de vísceras”. Uma das suas conclusões é que tal crueldade é um passo mais na coisificação da mulher, inerente à violência machista. Nesse clima cultural que propicia a transformação do corpo feminino em mercadoria – outra de suas teses é que as rotas do tráfico de armas, drogas e mulheres são as mesmas – Ravelo constatou a existência de um mercado de pornografia sádica: “Afirmamos que são práticas de violência sexual que são perpetradas para dar prazer a homens telespectadores”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_