_
_
_
_
_

Presidente do Egito inaugura faraônica ampliação do Canal de Suez

A obra foi finalizada no prazo de um ano com investimentos de 31 bilhões de reais

Ao Sisi apresenta a ampliação do Canal de Suez.Foto: AGENCIA_DESCONOCIDA | Vídeo: Reuters-Live / EFE

O novo canal de Suez foi inaugurado nesta quinta-feira pelo presidente do Egito, Abdel Fattah al Sisi, permitindo oficialmente o trânsito de embarcações. Chega ao final, assim, o grande projeto faraônico proposto pelo líder que chegou ao poder há praticamente um ano. O presidente egípcio comemora seu primeiro aniversário cumprindo o objetivo de terminar em um ano um projeto cuja conclusão estava prevista inicialmente para 2017.

Mais informações
Imprensa egípcia quebra o silêncio sobre os abusos do regime
Al Sisi estreia seu mandato com aumento de 80% na gasolina
Al Sisi confirma o golpe de Estado no Egito e assume a presidência

A obra, que consiste na criação de um novo canal navegável paralelo de 35 quilômetros e na ampliação de 37 quilômetros do antigo, custou cerca de 7,9 bilhões de euros (cerca de 31 bilhões de reais) para o Estado. Um investimento que vai permitir a passagem de navios de maior tonelagem, reduzirá o tempo de trânsito de navios de 18 para 11 horas e permitirá a navegação em ambos os sentidos. Também prevê que até 2023 o número de navios que transitam pelo Canal seja duplicado e que as receitas, que hoje totalizam 4 bilhões de euros (16 bilhões de reais), superem aproximadamente 12 bilhões de euros no período.

Por tudo isso, Al Sisi sempre considerou a ampliação do canal de Suez como essencial para revitalizar a economia do país e anunciou o projeto como "o presente do Egito para o mundo". O marechal preparou uma cerimônia à altura do projeto, decretando feriado no dia 6 de agosto, cunhando uma moeda comemorativa que já está em circulação e decorando edifícios públicos com grandes bandeiras egípcias.

Depois do discurso de inauguração, Al Sisi comandou um desfile naval em um barco que pertencia à família real egípcia, e que foi o primeiro a atravessar o canal de Suez após sua inauguração, em 1869. Também foi realizado um desfile aéreo, que contou com três aviões de combate Rafale e oito F-16.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras. A ministra do Desenvolvimento da Espanha, Ana Pastor, também compareceu ao evento.

Um ato em grande estilo foi realizado em Ismailiya, onde fica sediada a Autoridade do Canal, e para o qual o Governo preparou um forte esquema de segurança. O Ministério de Segurança do Egito explicou em comunicado que uma equipe de forças conjuntas, com a participação de todos os órgãos da Polícia, estava preparada para implementar medidas de segurança em cooperação com as Forças Armadas. Além disso, de acordo com a nota, unidades de intervenção rápida e tropas de choque reforçaram a segurança nas principais estradas e instalações em todo o país.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_