_
_
_
_
_
Opinião
Texto em que o autor defende ideias e chega a conclusões basadas na sua interpretação dos fatos e dados ao seu dispor

Porto Rico: nem Grécia, nem Detroit

Embora ambos países compartilham uma grande crise de dívida, situação é diversa

Amanda Mars

No início de julho, o ministro das Finanças alemão disse em tom sarcástico —um pouco irritado por receber muitas mensagens de Washington sobre o que fazer com a crise grega— que não tinha nenhum problema em trocar o país por Porto Rico. "Já propus ao meu amigo Jack Lew (secretário do Tesouro dos EUA) que poderíamos aceitar Porto Rico na zona do euro, se eles aceitarem a Grécia no dólar", disse Wolfgang Schäuble. Pouco antes, havia alfinetado de forma muito mais séria: "Os Estados Unidos não podem nem imaginar o que é uma união monetária".

Mais informações
Porto Rico dá calote e entra para o clube dos maus pagadores
Porto Rico se oferece às empresas espanholas como ponte até os EUA
“Não podemos olhar somente para os Estados Unidos”

Apesar de ambos os países enfrentarem uma grande crise de dívida, a chamada Grécia do Caribe não é uma Grécia no Caribe. Compartilha o dólar com os EUA, de fato, e, portanto, não pode desvalorizar a moeda, como no caso dos gregos, como uma ferramenta para sair da crise, mas as consequências da crise porto-riquenha não vão colocar em risco o futuro da moeda norte-americana, e poupadores do país não temem que seu dinheiro possa ser transformado em dracmas. No caso grego, o risco de contágio nos países vizinhos não se aplica ao que acontece do outro lado do Atlântico.

A economia de Porto Rico, em crise há uma década, não produz o suficiente para pagar os 72 bilhões de dólares (248 bilhões de reais) de dívida acumulada e precisa de ajuda assim como Grécia tem precisado desde 2010. Mas não há homens de preto, por enquanto, nem troika desembarcando na ilha; como não é um Estado soberano, mas um território associado aos Estados Unidos, não pode receber ajuda direta do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os EUA podem fazer o papel da troika? A Casa Branca tem descartado até agora um resgate federal de seu parceiro caribenho. Porto Rico pode quebrar, assim como aconteceu com Detroit? Tampouco, a menos que seja amparado pelo marco legal que protege as entidades públicas em caso de default, o chamado Capítulo 9 ou Chapter 9. Sob essa normativa, a capital de Michigan declarou insolvência em 2013 e superou o problema em dezembro passado. Os Estados Unidos teriam de mudar a lei para que Porto Rico pudesse se beneficiar de um programa semelhante, e não há apoio político suficiente. Além disso, o processo seria mais difícil, porque sua dívida é quatro vezes maior do que a de Detroit.

O que nos oferece muita discussão é que o país precisa reestruturar a dívida, e um relatório elaborado por ex-especialistas do FMI já indicou as receitas adicionais: fazer reformas e reduzir os salários.

 

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_