Seleccione Edição
Login

A casa de Hitchcock, Kubrick, Fellini...

O ilustrador italiano Federico Babina imagina como desenhariam casas se diretores míticos tivessem sido arquitetos

  • E se Hitchcock, Kubrick e Fellini trocassem fotogramas por fachadas? Essa é a pergunta que o ilustrador italiano Federico Babina se fez, imaginando como seriam as casas dos cineastas mais míticos da história do cinema. Nesta que abre a fotogaleria, o 'arquidiretor' Kubrick integra o olho de Hal 9000, o robô assassino de ‘2001. Uma odisseia no espaço’, à fachada imaginária de sua casa.
    1E se Hitchcock, Kubrick e Fellini trocassem fotogramas por fachadas? Essa é a pergunta que o ilustrador italiano Federico Babina se fez, imaginando como seriam as casas dos cineastas mais míticos da história do cinema. Nesta que abre a fotogaleria, o 'arquidiretor' Kubrick integra o olho de Hal 9000, o robô assassino de ‘2001. Uma odisseia no espaço’, à fachada imaginária de sua casa.
  • Assim é a casa de Fritz Lang (‘Metrópolis’, ‘Os nibelungos’), com os ângulos impossíveis do expressionismo alemão em tons de amarelo.
    2Assim é a casa de Fritz Lang (‘Metrópolis’, ‘Os nibelungos’), com os ângulos impossíveis do expressionismo alemão em tons de amarelo.
  • Cores vivas para a decoração de Wes Anderson, o autor de comédias tão emblemáticas do cinema contemporâneo como ‘O Grande Hotel Budapeste’ e ‘A vida marinha de Steve Zissou’.
    3Cores vivas para a decoração de Wes Anderson, o autor de comédias tão emblemáticas do cinema contemporâneo como ‘O Grande Hotel Budapeste’ e ‘A vida marinha de Steve Zissou’.
  • Nessa trajetória, não poderia faltar o gótico retorcido de Tim Burton. Dois pilares impossíveis sustentam uma casa a ponto de cair.
    4Nessa trajetória, não poderia faltar o gótico retorcido de Tim Burton. Dois pilares impossíveis sustentam uma casa a ponto de cair.
  • O vermelho, o preto e o branco se combinam na casa de David Lynch. Se formos dar um palpite, talvez um desses cortinados pudesse ter sido de veludo azul.
    5O vermelho, o preto e o branco se combinam na casa de David Lynch. Se formos dar um palpite, talvez um desses cortinados pudesse ter sido de veludo azul.
  • Três módulos empilhados como caixas de sapatos e um par de pernas para a casa dos super irmãos do cinema americano, os Coen.
    6Três módulos empilhados como caixas de sapatos e um par de pernas para a casa dos super irmãos do cinema americano, os Coen.
  • A casa de Fellini, segundo Babina, tem luzes de feira ou de circo, andaimes e um fundo vermelho sangue.
    7A casa de Fellini, segundo Babina, tem luzes de feira ou de circo, andaimes e um fundo vermelho sangue.
  • A casa de Hitchcock precisa ter algo do motel que Norman Bates gerenciava com sua mãe controladora em ‘Psicose’. E algo há na arte de Babina que lembra esse cenário mítico da história do cinema, mas encriptado, assim como em todas as suas ilustrações, um quebra-cabeças que este ilustrador resume assim: “É como uma cena de um filme no qual a história é a vida”.
    8A casa de Hitchcock precisa ter algo do motel que Norman Bates gerenciava com sua mãe controladora em ‘Psicose’. E algo há na arte de Babina que lembra esse cenário mítico da história do cinema, mas encriptado, assim como em todas as suas ilustrações, um quebra-cabeças que este ilustrador resume assim: “É como uma cena de um filme no qual a história é a vida”.