_
_
_
_
_

Nike atualiza lendário tênis All-Star

O centenário tênis Chuck Taylor foi durante décadas a antítese do calçado futurista

Nike atualiza o Converse All Star Chuck Taylor.

Faz exatamente 12 anos que a Nike anunciou a compra da Converse, dois anos após esta ter a concordata decretada. A Nike desembolsou na época 305 milhões de dólares para adquirir o negócio da centenária marca esportiva norte-americana. Foi uma operação com um grande significado cultural nos Estados Unidos. A empresa mais inovadora da indústria devorava uma das mais tradicionais. Os icônicos Chuck Taylor All-Star eram, de fato, a antítese de tudo o que a Nike representa, já que incorporavam pouca tecnologia e materiais muito básicos. Agora, parte dessa tecnologia será aplicada também a um novo modelo Converse.

Mais informações
Estados Unidos investigam contrato milionário da Nike com o Brasil
A febre do ‘wearable’ dura poucos meses
Os tênis com dedos têm benefícios discutíveis

Os Converse clássicos, esses tênis simples de borracha e lona que representaram a “velha escola”, são agora atualizados, procurando ser tão confortáveis como os fabricados pela moderna matriz em Beaverton, no Oregon. A Nike pretende que as Chuck conquistem um público jovem acostumado com a inovação e tenta responder a uma queixa muito comum entre seus fiéis mundo afora: mais conforto. As Chuck II incorporam, por exemplo, a tecnologia Lunarlon da Nike, utilizada nos tênis de basquete mais modernos. Custarão cerca de 75 dólares (248 reais), 15 dólares a mais que as originais, que continuarão à venda.

O primeiro modelo Converse colocado à venda nos EUA em 1917.
O primeiro modelo Converse colocado à venda nos EUA em 1917.

“As crianças estão crescendo num mundo em que conhecem o conforto, e é isso que esperam”, afirma Jim Calhoun, conselheiro da Converse. É algo evidente, mas que representa todo um desafio para uma marca tão conservadora. De fato, a mudança foi muito cuidadosa para não enfurecer os apaixonados pelas velhas Chucks, que aliás são uma mina para a Nike, como mostram os últimos resultados trimestrais apresentados no final de junho.

Uma marca unida ao basquete

Os novos modelos do Converse's Chuck Taylor All Star.
Os novos modelos do Converse's Chuck Taylor All Star.AP

A Converse apresentou ao mundo o popular tênis de cano alto em 1917, com o nome de All Star. Rebatizou-o em 1923 para fazer uma homenagem a Chuck Taylor, um jogador de basquete que se transformou em símbolo da marca por todas as quadras dos EUA. É o que Phil Knight, fundador da Nike, fez quase cinco décadas depois. Seu tênis foi o preferido dos jogadores da NBA, até que em 1985 começou a era Air Jordan.

E aí começou o confronto. As duas empresas tinham filosofias de negócio completamente diferentes. A Nike representava a globalização mais feroz, enquanto a Converse concentrava toda a sua produção nos EUA. Kurt Cobain calçava os Chucks como sinal de rebeldia – inclusive usava a versão One Stars quando se suicidou em 1994. Também foi o caso dos Ramones, Strokes, Avril Lavigne e Miley Cyrus. Assim, a empresa conseguiu se manter como ícone da cultura popular durante décadas.

Tênis Converse Chuck Taylor antes do lançamento da Nike.
Tênis Converse Chuck Taylor antes do lançamento da Nike.

As tentativas da Converse de se diversificar a levaram à ruína em duas ocasiões. No final, cedeu e acabou fabricando as Chuck na China para melhorar a margem de lucro. Os executivos da marca admitem que existe sempre um grande medo de introduzir mudanças num ícone. Mas Calhoun acredita que a inovação é necessária e pode ser feita preservando seu estilo clássico.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_