_
_
_
_
_

Afastado o juiz que investigava os Kirchners por lavagem de dinheiro

Tribunal o removeu a pedido da sobrinha da presidenta, que gere os hotéis de Cristina

Alejandro Rebossio
Cristina Kirchner e Evo Morales na quarta-feira em Buenos Aires.
Cristina Kirchner e Evo Morales na quarta-feira em Buenos Aires.M. C. (REUTERS)

O juiz federal de Buenos Aires Claudio Bonadio, que deu início a uma investigação sobre suposta lavagem de dinheiro da família Kirchner, foi afastado do caso. Um tribunal o removeu a pedido de Romina Mercado, sobrinha da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, e encarregada da gestão de seus hotéis. Mercado o havia criticado porque ele não lhe permitiu designar peritos contábeis de sua confiança para auditar contas suspeitas. Bonadio queria que só participassem especialistas da Corte Suprema da Argentina.

Mais informações
Governo argentino procura uma referência política nos anos setenta
Eleições primárias em Buenos Aires dão fôlego para a oposição
A campanha argentina fica definida em duas frentes claras

Foi o juiz Claudio Bonadio que iniciou a ação, a partir de uma denúncia da candidata presidencial da frente Progressistas, Margarita Stolbizer. Agora, a investigação deverá cair em mãos de outro funcionário da Justiça. A remoção ocorre três dias depois de Bonadio determinar a revista das sedes patagônicas de duas empresas que administram os hotéis de Cristina, como parte de uma ação pela qual até agora ninguém foi processado. Para essa operação o juiz recorreu à Polícia Metropolitana, que depende do prefeito de Buenos Aires e candidato presidencial conservador, Mauricio Macri. A prefeitura reconheceu que arcou com as despesas da operação, mas argumentou que o fez por ordem do juiz. Mais de 40 policiais portenhos se trasladaram em ônibus por 2.600 quilômetros até a província de Santa Cruz, no sul, o reduto dos Kirchners, para a revista das empresas.

O que se investigava era se a empresa Hotesur, que pertence a Cristina Fernández e a seus filhos, lavou dinheiro

O chefe do Gabinete de Ministros de Buenos Aires e candidato a prefeito nas eleições de domingo, Horacio Rodríguez Larreta, reconheceu que a viagem custou o equivalente a 145 mil reais e justificou o fato dizendo que a Polícia Metropolitana tem a “obrigação” de atender os juízes federais de Buenos Aires.

Em Río Gallegos há representações da Polícia Federal, da Segurança Aeroportuária e a Gendarmeria Nacional (polícia nacional), todas dependentes da presidenta Cristina.

O kirchnerismo havia tentado destituir Bonadio do cargo de juiz, mas a oposição o defendeu no Conselho da Magistratura

O que está sendo investigado é se a empresa Hotesur, que pertence a Cristina e a seus filhos, lavou dinheiro alugando os quartos durante um ano para a construtora do empresário Lázaro Báez, amigo e sócio do falecido ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007). O kirchnerismo havia tentado destituir Bonadio do cargo de juiz, mas a oposição o defendeu no Conselho da Magistratura (órgão que escolhe e remove juízes).

A chefa de Estado reagiu à operação de busca na segunda-feira com novas críticas ao juiz e a Macri. O único candidato presidencial kirchnerista, Daniel Scioli, se queixou de que a investigação judicial tenha ocorrido a poucas semanas das primárias abertas e de voto obrigatório, em 9 de agosto, nas quais Maximo Kirchner disputa uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_