_
_
_
_
_

Plutão tem montanhas de água gelada e permanece ativo geologicamente

NASA revela as primeiras imagens do encontro de terça da sonda com o planeta-anão

Os cientistas da NASA se mostraram exultantes durante a entrevista à imprensa na qual apresentaram os primeiros resultados da visita da sonda 'New Horizons' a Plutão e suas luas. “Eu tive um bom dia ontem”, começou Alan Stern, principal pesquisador da missão. “A sonda já está a mais de 1,6 milhão de quilômetros de distância de Plutão, está bem e se comunica corretamente”, afirmou. “E há montanhas no cinturão de Kuiper”, anunciou.

Mais informações
Sonda da NASA ‘New Horizons’ revela o lado nunca visto de Plutão
Assim é o voo da sonda da Nasa ‘New Horizons’ até Plutão
NASA define roteiro tecnológico para os próximos 20 anos
Ciência já tem fortes candidatos a marcos históricos

Nas primeiras imagens mostradas de Plutão, eles observaram que não havia crateras produzidas pelo impacto de outros objetos. Isso significa, segundo os pesquisadores, que a superfície é muito jovem, com menos de 100 milhões de anos, e que Plutão pode ser um planeta ainda ativo. Junto ao coração que se observava nas últimas imagens de Plutão, mostraram imagens mais detalhadas nas quais se veem montanhas de água gelada.

Os cientistas também deram informações sobre alguns dos satélites que orbitam ao redor de Plutão, como Caronte, o maior deles. É provável que tenha sido geologicamente ativo recentemente. Além disso, tem cânions de quilômetros de profundidade.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_