_
_
_
_
_

Nove dicas para escolher entre o Windows 10 e o Mac OS X Capitán

Testamos os dois sistemas para avaliar seus gráficos, preços, os assistentes de voz, a integração com os celulares e a compatibilidade com equipamentos antigos

windows / apple

Restam somente dois dias para o início das vendas do Windows 10. No final do ano chegará El Capitán, a última versão do Mac OS X, da Apple. São lançamentos importantes para os que estão pensando em renovar seu computador ou deixá-lo atualizado. O Windows 8 decepcionou muitos usuários fiéis ao sistema da Microsoft e várias versões do Mac OS X deram dores de cabeça em alguns usuários. Já é possível testar as versões em desenvolvimento dos dois sistemas e, ainda que alguns detalhes precisem de polimento, agora já sabemos bastante sobre as características de ambos.

1. O preço. Uma das razões para usar um Mac e não um PC é que a Apple deixou de cobrar pelo seu sistema operacional. Mesmo que isso agora não tenha tanta importância. A Microsoft permitirá a atualização gratuita ao Windows 10 de todos que tiverem uma licença do Windows 8 e Windows 7. Quem tiver uma versão preliminar do Windows 10, as chamadas technical previews, poderá instalar a versão completa do sistema no dia do lançamento oficial. Os que utilizam versões anteriores do Windows ou não contam com uma licença oficial terão que passar pelo caixa. A versão Home do Windows 10 custará 119 dólares (400 reais) e a profissional, 199 dólares (700 reais).

Mais informações
Microsoft lança versão nova do Windows em 29 de julho
Gigantes da tecnologia investem em aplicativos para leitura de notícias
Quando ele já parecia ‘morto’, Apple lança o novo iPod Touch
Google se torna a empresa que mais gasta para influir em Washington

2. O Windows permitirá o diálogo com o computador, El Capitán não. Cortana, o assistente de voz da Microsoft, estará disponível no Windows 10, enquanto que Siri, o equivalente da Apple, continua restrito ao iPad e ao iPhone. El Capitán inclui somente um sistema de ditado por voz. O Cortana vai muito mais além e permitirá a resposta de perguntas e a realização de determinadas ações indicadas pela voz do usuário.

3. Muitas versões contra uma. A Microsoft lançará sete versões do Windows 10 contra uma única do novo Mac OS X. Ainda que a priori a fragmentação confunda o usuário, também tem sua parte positiva. Por exemplo, existirá uma versão do Windows que funcionará em computadores mais simples, como é o caso da plataforma Arduino.

4. Duas maneiras de entender a integração com dispositivos móveis. O Windows 10 é um sistema operacional que funciona em computadores, tablets e celulares. Isso é uma inovação importante, mas seu sucesso dependerá do número de desenvolvedores que apostarem na criação de aplicações universais. A chegada do Windows 10 fere mortalmente o malsucedido Windows Phone, que desaparecerá quando surgir a versão móbil do novo sistema operacional. Do seu lado, a Apple continua mantendo dois sistemas diferentes para computadores e dispositivos móveis, mas El Capitán trará consigo mais integração entre ambos.

5. Os dois querem se parecer. O Windows 10 e El Capitán se copiam mutuamente. Enquanto no sistema da Apple as janelas no modo de tela completa se parecerão muito mais com o já oferecido pelo Windows, no sistema da Microsoft são copiados detalhes como por exemplo a possibilidade de usar várias áreas de trabalho virtuais ao mesmo tempo. Uma característica que certamente foi vista pela primeira vez no Linux.

Área de trabalho do sistema Windows 10 em um notebook.
Área de trabalho do sistema Windows 10 em um notebook.Robert Galbraith (REUTERS)

6. Funcionarão até mesmo em equipamentos antigos. Os dois sistemas mostrarão sua capacidade total quando funcionarem com computadores potentes, mas também estão preparados para aumentar o rendimento de computadores antigos e em alguns novos com capacidade de processamento limitada. El Capitán, de fato, poderá funcionar até mesmo em alguns macs lançados em 2007. O Windows 10 pode funcionar com os mesmos requisitos técnicos do Windows 8.

7. Os pequenos detalhes que podem inclinar a balança a um dos lados. Não foi muito comentado o fato de que a aplicação Fotos do novo sistema da Apple poderá ampliar suas funções mediante complementos adquiridos na loja App Store. Pode parecer um detalhe sem importância, mas o pessoal de Cupertino testa dessa forma a fórmula de software em escalas já disponível em algumas aplicações de iOS: paga-se para personalizar e aumentar as funções da aplicação, algo semelhante ao que será permitido pela Microsoft com o Office. O Windows 10 também acrescenta funções inovadoras, como a que permite que alguns celulares que ainda estão em desenvolvimento executem uma versão da área de trabalho do Windows 10 ao conectá-los a um monitor ou televisão.

Área de trabalho provisória do sistema operacional Mac OS X 10 Capitão.
Área de trabalho provisória do sistema operacional Mac OS X 10 Capitão.apple

8. Estratégias diferentes para rentabilizar os dois sistemas. Enquanto a Apple é uma empresa dedicada à fabricação de hardware que busca com seus sistemas operacionais aumentar as vendas de seus computadores, tablets e celulares, a Microsoft é obrigada a rentabilizar seu sistema. Os lucros serão obtidos com a venda do sistema a usuários, empresas, instituições e a fabricantes de computadores. Com as assinaturas do Office, a Apple inclui gratuitamente em seus equipamentos o pacote iWork plenamente operacional, e outros produtos da empresa, como o sistema de armazenamento na nuvem One Drive. A Apple também oferece a ampliação, mediante pagamento, da capacidade de armazenamento do iCloud.

9. Um salto nos gráficos, graças ao Metal e ao DirectX 12. A Microsoft afirma que o DirectX 12, utilizado pela primeira vez no Windows 10, conseguirá um rendimento em gráficos superior em 50% ao do DirectX 11, a versão que funciona no Windows 8. A Apple, por sua vez, promete um aumento também de 50% do rendimento em gráficos no Capitán frente a versões anteriores do sistema. Metal, a tecnologia inaugurada pela Apple, acelera as tarefas de processamento de imagens.

De qualquer forma, até que as versões definitivas dos dois sistemas não apareçam, será difícil saber até que ponto a Microsoft e a Apple cumprirão as expectativas criadas. Por enquanto a Microsoft e seu Windows 10 serão examinados atentamente. As dúvidas serão tiradas nesta mesma semana.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_