_
_
_
_
_

Assim se faz com que uma criança coma brócolis como se fossem batatas

Misturar verduras com outros alimentos que ela goste, servi-los em pratos pequenos e ser o bom exemplo, entre as chaves do sucesso

“Busca-se especialista em marketing capaz de criar o plano perfeito que faça da verdura o prato mais desejado por qualquer criança”. Criar esse anúncio seria a tentação de alguns pais se acabasse com a luta diária para que as alcachofras, a couve-flor e os brócolis estejam à altura da pizza, do macarrão ou do filé de frango. Ou – pelo menos – que consiga que as ervilhas, a acelga e o espinafre não sejam o inimigo público número um de seus pequenos. E a verdade é que encontrar a chave que abra a boca das crianças a uma colherada de sopa de legumes às vezes parece missão impossível.

Mais informações
Os 14 ingredientes misteriosos das batatas fritas
Como responder àqueles que dizem que beber leite faz mal
Como o corpo responde quando se bebe álcool em jejum?
Azeite de oliva e oleaginosas ajudam a prevenir a perda da memória

Os especialistas nos dão conselhos para que uma dieta infantil seja mais verde:

1. Dê o exemplo. “Antes de mais nada, é fundamental que as pessoas com as quais a criança compartilha os espaços e momentos de refeição consumam verduras habitualmente”, diz María José Buj Pereda, professora de Estudos de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Aberta da Catalunha. “A companhia e o ambiente emocional são fatores que podem predispor a sua aceitação ou recusa. É aconselhável que a criança, exceto quando ainda é um bebê, não coma antes ou depois dos adultos, mas com eles. E se um adulto demonstra seu esforço e curiosidade por ingerir alimentos diferentes, facilitará que a criança adote essa mesma atitude”, acrescenta.

2. Varie e decore a refeição. Ninguém gosta de repetir frequentemente a refeição (as crianças também não). E se a aparência não ajuda, a coisa se agrava. A psicóloga, autora de La Educación Emocional en el Aula (A Educação Emocional na Sala de Aula) (Horsori, 2014), aconselha que nos ocupemos de sua apresentação. “O grau de atração e o apetite pelas verduras dependerá de como as cozinhamos e apresentamos”, afirma a psicóloga infantil.

Receitas para ‘enganar’ seus filhos

Mesmo que não possamos garantir 100% de sucesso, nem que seu filho peça um prato de acelgas para comemorar seu aniversário, essas ações recomendadas pela nutricionista Laura Pire são uma boa maneira de fazer uma trégua e acabar (ou quase) com as discussões diárias para que ele coma verduras. Partindo de três alimentos que têm mais aceitação, segundo a nutricionista, - abobrinha, brócolis e cogumelos –, vamos trabalhar a visão e o sabor.

Abobrinha entre as batatas. Corte a abobrinha em rodelas muito finas e misture-as com batatas cortadas da mesma forma. A criança não saberá muito bem diferenciar umas das outras, tanto pelo sabor doce como pela textura crocante.

Molho de tomate (feito com brócolis). Prepare um molho que tenha a base de tomate acrescentando brócolis muito bem cozidos. É importante que sejam bem amassados para que não restem pedaços e a criança descubra a trama. Eles adoram o sabor e não percebem a presença dos brócolis.

Cogumelos que parecem bife. O ideal é empanar os cogumelos e tratá-los como se fossem bifes. Procure deixá-los tostados por fora e bem cozidos por dentro.

3. Melhor os sabores doces e ácidos. Entre a frase “... porque eu estou mandando” e deixar que ela coma somente o que tiver vontade existe toda uma gama de possibilidades com um fator em comum: “Respeitar as preferências da criança”, aconselha a especialista. “As crianças, por volta dos dois anos, costumam mostrar seus gostos sobre comida. E da mesma forma que os adultos são seletivos com os pratos de que não gostam muito, os pequenos também têm direito a isso”, diz. Algumas verduras, entretanto, são mais fáceis de incluir em um menu infantil. Quais? A nutricionista Laura Pire indica as cenouras, os brócolis, os cogumelos, o tomate e a abobrinha. Isso ocorre pois não possuem sabores amargos ou diferentes. “Não é comum encontrar crianças que gostem do amargor da acelga ou o sabor diferente e com toque de anis das alcachofras. É preciso buscar sabores com gosto reconhecido, e é melhor que seja doce ou ácido, como o tomate”, diz Pire.

4. O tamanho do prato importa. Sobre administrar as quantidades, temos duas opções: ou variamos o volume do alimento ou jogamos com o tamanho do prato. “Uma criança não tem a mesma capacidade de um adulto para processar grandes quantidades de comida, e as crianças costumam ficar aflitas e se recusam a comer se percebem excesso”, observa a psicóloga, que sugere dar à criança a possibilidade de escolher um prato pequeno, mesmo que tenha a mesma quantidade de um grande. Sobre o tempo que leva para comer, “não é recomendável que seja o dobro do que o utilizado por um adulto”, opina a psicóloga. Estimule-o.

5. Não imponha, converse. “Dependendo da idade da criança é positivo dar-lhe algumas explicações breves sobre os benefícios e inconvenientes de comer verdura com frequência”, afirma Buj. E é bom que esses argumentos venham de “alguém que possa representar um bom exemplo para a criança”. E de sobremesa? Uma felicitação: “Se queremos incutir bons hábitos alimentares nas crianças, o reforço positivo como parabenizá-lo por ter comido bem sempre é um bom recurso”. E, se lhe parece mesquinho, tente com sua sobremesa favorita.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_