_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Francisco contra os lobos

Medidas do Papa contra os bispos acobertadores são um grande avanço contra os abusos sexuais na Igreja

El País

A decisão do papa Francisco de criar um tribunal especial para julgar os bispos que acobertarem casos de pedofilia entre seus subordinados merece ser elogiada: é um passo decisivo no combate aos abusos sexuais contra menores na Igreja católica.

Mais informações
Papa cria tribunal para julgar bispos que encobrem pedofilia
Bispos pedem perdão “às possíveis vítimas” de pedofilia
A cruzada do Papa contra a pedofilia avança na América

O grande escândalo público em que a instituição hoje presidida por Bergoglio se viu envolvida na última década e meia vem tanto dos fatos em si como do manto de silêncio interno que garantia a impunidade dos agressores e o desamparo total das vítimas. Nos testemunhos destas, sistematicamente se repete que suas denúncias foram ignoradas; e elas, desprezadas, às vezes com o silêncio, às vezes – ainda pior – com absurdos conselhos ou ameaças.

O que o Papa ordenou criar é precisamente uma via – tríplice e com final na Congregação para a doutrina da fé, o antigo Santo Ofício – que garante que as vítimas sejam ouvidas e que a investigação afete tanto os autores dos abusos, como os bispos que os acobertarem. Porque esses bispos acobertadores é que têm, depois dos abusadores, mais responsabilidade nos fatos. Em uma organização tão hierarquizada e vertical como a Igreja, os prelados contam com todo o poder para frear estas situações intoleráveis.

Além das medidas de foro interno que a Igreja possa adotar, convém recordar que nos códigos penais dos países democráticos o acobertamento constitui um crime punível. Os acobertadores devem responder perante as leis civis, independentemente das sanções a que sejam submetidos pelas organizações a que pertencem. E isso afeta também os bispos.

Francisco disse no começo de seu pontificado que queria pastores que “cheirem a ovelha”. Com essa medida, ele deixa bem claro que não podem ser nem sequer amigos dos lobos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_