_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Uma crise de gestão

O ajuste radical no HSBC confirma que a expansão global do sistema bancário depende da qualidade de seus quadros

O banco britânico (criado em Hong Kong) HSBC anunciou um dos ajustes mais drásticos dos últimos 10 anos. Inclui 25.000 demissões (10% de seus funcionários) e a venda das operações na Turquia e no Brasil que, se forem compradas por entidades dos dois países, implicarão o corte de outros 25.000 empregos. O que o HSBC está realizando é uma profunda transformação: fechamento de escritórios e operações, demissões e corte nos gastos de pessoal. O banco, um dos maiores do mundo, tem um grave problema de rentabilidade; pretende resolver com uma redução gigantesca de custos (há quatro anos já demitiu 30.000 empregados) e com o retorno para Hong Kong – sua sede está em Londres desde 1992 –, onde terá menos pressões regulatórias.

Mais informações
Saída do HSBC do Brasil abre corrida pelos negócios do banco
HSBC anuncia saída do Brasil e demissão de 50.000 funcionários
'Problemas para o gigante Gulliver', por Íñigo de Barrón

A questão é se o enorme ajuste no HSBC é uma resposta exclusiva às dificuldades específicas da entidade ou se responde a sintomas que afetarão, cedo ou tarde, o sistema bancário global. O HSBC cresceu muito e rápido demais; expandiu-se de forma incontrolável por dezenas de países. E talvez por ter enfrentado regulações mais estritas que as de Hong Kong, tropeçou com graves dificuldades legais: está implicado em irregularidades fiscais, lavagem de dinheiro, fraude e manipulação de divisas em vários países do mundo.

Uma explicação para essas dificuldades é que os bancos globais – com mais de 100.000 funcionários – são difíceis de controlar. A globalização acelerada costuma tropeçar com uma limitação grave, que é a dificuldade de encontrar quadros preparados e de confiança em cada país ou zona de expansão. A moral que podemos tirar da angustiante transformação do banco britânico e seu possível recuo a Hong Kong é que tamanho não equivale a rentabilidade; quando não está sustentado por uma gestão meticulosa, pode ser um foco de graves problemas e causar, inclusive, um choque financeiro universal.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_