_
_
_
_
_

Perguntas e respostas sobre a FIFA

Respondemos algumas questões que cercam a instituição, envolvida em novo escândalo

GORKA PÉREZ
Joseph Blatter, durante o 61º congresso da FIFA
Joseph Blatter, durante o 61º congresso da FIFAGetty

A recente prisão de sete membros da FIFA acusados de corrupção manchou ainda mais a imagem do órgão internacional que representa o futebol internacional e a de seu presidente, Joseph Blatter, que em dois dias disputa as eleições para se manter no cargo enfrentando outro candidato, Ali bin al Hussein. Com esse novo escândalo, surgem muitas perguntas a respeito da FIFA, uma entidade que, apesar de seus esforços para ser transparente, continua projetando grandes sombras.

Quando e como foi criada?

Segundo o site da organização, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) foi fundada em 21 de maio de 1904 como consequência da expansão do futebol no início do século XX. Em razão da popularidade do esporte, julgou-se necessário formar uma organização para estabelecer normas ao futebol no âmbito internacional. Com exceção da Inglaterra na fase inicial, Dinamarca, Bélgica, Suíça, França, Suécia, Holanda e Espanha decidiram criar uma entidade garantidora do futebol. A Inglaterra passou a fazer parte da organização um ano depois. A FIFA é uma associação regida pelas leis suíças, com sede em Zurique.

Como está formada?

A FIFA é formada por 209 associações nacionais que se encarregam de organizar o futebol em seus respectivos países. No âmbito continental, são divididas em seis confederações: Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), Confederação Asiática de Futebol (AFC), Confederação Africana de Futebol (CAF), Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) e Confederação de Futebol da Oceania (OFC). Além disso, está organizada com os seguintes departamentos: o Congresso (órgão legislativo), o Comitê Executivo (órgão executivo), Secretaria Geral (órgão administrativo), e as Comissões (que dão suporte ao Comitê Executivo).

Quantas pessoas trabalham na FIFA?

310 pessoas de 35 países diferentes trabalham na organização.

Qual o volume financeiro movimentado?

Cerca 90% da renda da FIFA é obtida com a organização da Copa do Mundo e com a venda dos direitos de marketing e transmissão do evento pela TV. De acordo com dados recentes publicados no site da entidade após o 64o Congresso, a renda da FIFA subiu para 4,5 bilhões de dólares (14,3 bilhões de reais), sendo que as redes de TV responderam por 60% desse total. Segundo os cálculos da organização, a FIFA desembolsou cerca 2 bilhões de dólares (6,3 bilhões de reais) para os custos operacionais da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Como a entidade tem sede em Zurique, o lucro total da FIFA está sujeito à tributação suíça. De acordo com o Relatório de Finanças de 2013, a FIFA pagou 17 milhões de dólares (54 milhões de reais) em impostos.

Como o presidente da FIFA é eleito?

O fato de Joseph Blatter ocupar o cargo de presidente da FIFA desde 1998 gerou todos os tipos de suspeitas sobre a transparência e a legalidade do mecanismo de eleição do posto máximo da entidade. O suíço pretende renovar sua permanência no cargo no Congresso que será realizado no próximo dia 29 de maio, em Zurique, no qual disputará o posto com outro candidato, o príncipe jordano Ali bin al Hussein. Será a primeira vez desde as eleições realizadas em Seul, em 2002, que o suíço terá um adversário. O príncipe jordano foi o único candidato que se manteve firme em seu objetivo. Não ocorreu o mesmo com Luis Figo, que na última quinta-feira anunciou sua desistência denunciando "uma grave falta de transparência democrática", tachando as eleições como "um plebiscito de entrega do poder absoluto para um único homem". Também desistiram do páreo o francês Jérome Champagne, de 55 anos, e ex-vice-secretário geral da FIFA, e o holandês Michael van Praag, presidente da Federação Holandesa de Futebol.

A eleição do presidente da FIFA será realizada por voto secreto. Nessa votação, participarão os representantes das 209 associações que estejam presentes durante o ato. Cada um receberá uma cédula e, seguindo a ordem alfabética em inglês das associações, começará a votação. Antes, os candidatos terão a oportunidade de apresentar seus programas para o Congresso. Para que o presidente seja escolhido na primeira votação, serão necessários dois terços dos votos. Para a segunda (não há mais etapas devido à ausência de um terceiro candidato), é necessário apenas atingir a maioria simples (mais de 50% dos votos). O mandato do presidente eleito começará após o encerramento do Congresso.

Quem foram os presidentes da FIFA?

Até o momento, a FIFA teve oito presidentes: Robert Guérin, Daniel Burley Woolfall, Jules Rimet, Rodolphe Seeldrayers, Arthur Drewry, Stanley Rous, João Havelange e Joseph Blatter. Juntos, os dois últimos ficaram 41 anos no cargo (24 anos e 17 anos, respectivamente).

Quem foi a favor de uma renovação?

Nas quase duas décadas do mandato Blatter, muitas vozes apontaram o dirigente suíço como responsável pela corrupção nas estruturas de governança da organização. Desde as recentes renúncias de ex-candidatos ao cargo até os antigos aspirantes, todos exigiram um novo rosto na presidência da instituição que se encarrega de administrar um esporte praticado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Recentemente, o presidente da Comissão de Assuntos Externos do Senado dos EUA, Bob Menendez, do Partido Democrata, e o senador republicano John McCain enviaram uma carta aos congressistas da FIFA, para que reconsiderem sua posição e se inclinem a favor de um candidato que esteja disposto a reconsiderar a escolha da Rússia para sediar a Copa do Mundo em 2018. Ambos os senadores destacam o fato que a receita gerada pelo Governo de Putin com a organização do evento viola as sanções multilaterais impostas pelos Estados Unidos em razão das “contínuas agressões na Ucrânia".

Mais informações
“Isso é só o começo”, diz a procuradora-geral dos EUA Loretta Lynch
FIFA afirma que Joseph Blatter “não está envolvido”
Brasil, uma seleção privatizada?

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_