_
_
_
_
_

Chicago pagará 5,5 milhões de dólares a vítimas de abusos policiais

É a primeira vez que uma cidade dos EUA aprova reparações para presos

Protesto recente em Baltimore contra a violência policial.
Protesto recente em Baltimore contra a violência policial.Jim Young (Reuters)

Chicago pagará as primeiras indenizações da história dos Estados Unidos para compensar os cidadãos afro-americanos que sofreram torturas sob custódia policial. Nesta quarta-feira, a cidade aprovou uma lei que cria um fundo de 5,5 milhões de dólares (15,5 milhões de reais) para indenizar as vítimas de abusos em um de seus presídios. Trata-se da primeira vez em que uma cidade norte-americana reconhece a prática de abusos policiais e assume o compromisso de indenizar as vítimas de forma voluntária em conceito de reparações, o que pode estabelecer um precedente num momento crucial para o país.

Mais de uma centena de presos, na maioria afro-americanos, foram submetidos a descargas elétricas, afogamento e torturas para serem forçados a confessar delitos que não haviam cometido. O episódio mais obscuro das prisões de Chicago ocorreu no condado de Cook, nas décadas de 70 e 80 e no princípio dos anos 90, sob o mandato do comissário Jon Burge.

Mais informações
Cronologia (e vídeos) de mortes motivadas por racismo nos EUA
Baltimore retrata décadas de desigualdade nos Estados Unidos
Promotoria de Baltimore classifica morte de Gray como homicídio
Obama pede que EUA recuperem o espírito de Selma pela igualdade
Morte de jovem em Ferguson obriga Obama a fazer uma reforma policial
Um grito de indignação percorre os Estados Unidos: “Não consigo respirar”

Durante essas décadas, as suspeitas contaram com a proteção do prefeito e antes procurador da cidade Richard Daley, que sempre rejeitou as acusações e encerrou numerosas denúncias por meio de acordos extrajudiciais. A prática é habitual em Chicago, que só no ano passado destinou mais de 50 milhões de dólares para indenizar vítimas de abusos policiais. Além disso, a cidade reservou outros 100 milhões de dólares em recursos legais e indenizações apenas para casos vinculados com o período de Burge.

O prefeito da cidade, Rahm Emanuel, declarou na quarta-feira que as práticas do comissário e sua equipe são “uma mancha que não se poderá apagar da história de nossa cidade, mas se pode usar como lição do que não devemos fazer”. O democrata, reeleito recentemente, acrescentou que o apoio de todos os políticos da cidade “é um passo essencial para corrigir um erro”.

A indenização das vítimas de Chicago chega em um momento de grande tensão entre a comunidade afro-americana e as forças policiais do país, imerso em uma reflexão sobre a discriminação e o racismo. As mortes de Michael Brown, em Ferguson, Eric Garner, em Nova York, e Freddie Gray, em Baltimore, todos eles homens afro-americanos desarmados que foram mortos pela polícia, reabriu o debate sobre os abusos e inspirou novas demandas da população.

O acordo representa a entrega de um valor máximo de 100.000 dólares a cada uma das vítimas sobreviventes

O acordo firmado esta semana implica a entrega de um valor máximo de 100.000 dólares a cada uma das vítimas sobreviventes dos abusos da equipe de Burge —apelidado de “a patrulha da meia-noite”— enquanto estiveram sob custódia policial. A assembleia de Chicago aprovou a medida por unanimidade depois de várias décadas de negociações entre a procuradoria da cidade e o representante das vítimas.

O pacto para a reparação também inclui a criação de um monumento em homenagem às vítimas da tortura, ajuda econômica a seus familiares —no caso dos presos que faleceram— e um programa para que todas as escolas públicas de Chicago ensinem a história do legado de Burge aos estudantes entre 13 e 16 anos.

O comissário responsabilizado pelas torturas nunca foi preso por nenhum dos casos dos quais é acusado, já que todos haviam prescrito quando chegaram às mãos de um juiz. Burge cumpriu quatro anos e meio de prisão por mentir sobre essas práticas e por obstrução da justiça. Agora, reside na Flórida, onde ainda recebe uma pensão por ter integrado a corporação policial.

Em setembro de 2013, o agora prefeito Emanuel qualificou o mandato de Burge como um “episódio obscuro” na história da cidade. Esse reconhecimento foi o primeiro passo para o acordo firmado esta semana. Pouco depois, em plena campanha eleitoral, Emanuel recebeu mais de 40.000 assinaturas em apoio às reparações como gesto para encerrar o caso.

Somente no ano passado Chicago destinou mais de 50 milhões de dólares para indenizar vítimas de abusos policiais

Algumas das vítimas que testemunharam perante a comissão municipal que estudou as reparações falaram de ameaças de morte durante sua prisão e de policiais que simulavam disparar contra elas na cabeça, com pistolas descarregadas. Em outros casos, a justiça descobriu que presos tinham sido incriminados com provas falsas. Vários cumpriram condenações à prisão por mais de uma década por crimes que não haviam cometido.

Seus depoimentos tiveram menos eco que as mortes recentes em Ferguson ou Baltimore, mas para a comunidade afro-americana delineiam um padrão de longa trajetória. Em Chicago, a União Americana de Liberdades Civis (ACLU) denunciou recentemente que 72% das pessoas paradas pela polícia são negras, apesar de elas representarem um terço da população da cidade. Segundo a ACLU, a polícia chegou a parar no verão passado 250.000 pessoas sem deter nenhuma.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_