_
_
_
_
_

Se beber não dirija, não ligue para ex, nem para o chefe...

Tecnologias bloqueiam redes sociais ou ajudam a encontrar amigos em momentos de embriaguez

Quem disse que essa história de ficar permanente conectado só traz vantagens? A chegada da Internet ao celular tornou nossas identidades digitais ubíquas, e isso pode nos causar desgostos após uma noite de farra. Não são poucos os que, na manhã seguinte, se arrependem de ter compartilhado fotos e comentários em redes sociais, de ter ligado para a ex ou mesmo enviado mensagens comprometedoras ao chefe.

Felizmente, existem alguns aplicativos que, embora não eliminem a ressaca, pelo menos podem nos poupar de uma dor de cabeça extra. Outras ferramentas e dispositivos inclusive ajudam a salvar vidas.

Acima de tudo, previna-se

Com 23 anos, Joshua Anton concebeu um aplicativo que definiu como “a camisinha para o seu telefone”. Três anos depois, esse jovem norte-americano dá palestras em eventos TEDx para explicar o sucesso da sua criação, batizada de Drunk Mode.

Para desativar o Drunk Mode, o usuário deve fazer contas aritméticas que demonstrem sua sobriedade.
Para desativar o Drunk Mode, o usuário deve fazer contas aritméticas que demonstrem sua sobriedade.

Com esse aplicativo gratuito para iOS e Android, o usuário pode bloquear os contatos do celular por um período de 3 a 12 horas, a fim de evitar ligações das quais depois possa se arrepender. Se precisar, poderá desbloquear sua agenda, desde que comprove sua sobriedade resolvendo uma operação matemática.

Com a opção de geolocalização, o aplicativo indica onde estão amigos que também utilizam o Drunk Mode e, por via das dúvidas, deixa gravada no celular a rota que o usuário fez durante o tempo em que o aplicativo estiver ativado. Vai que você acorda com amnésia e precisa de uma ajuda para se lembrar...

Android a sete chaves

As 'migalhas de pão' do Drunk Mode ajudam o usuário a se lembrar de onde esteve na noite anterior.
As 'migalhas de pão' do Drunk Mode ajudam o usuário a se lembrar de onde esteve na noite anterior.

Disponível apenas para Android, e com um nome muito semelhante ao anterior, o Drunk Lock dá um passo à frente e não só impede ligações para contatos da agenda como também é capaz de bloquear o uso do WhatsApp, Facebook, Twitter, Snapchat, Google Hangouts, Viber, Go SMS Pro, Handcent SMS e Chomp SMS.

O usuário decide durante quanto tempo esse bloqueio ficará ativado, e para cancelar a função também precisa resolver problemas matemáticos.

Existe uma versão paga que, por cerca de R$ 3,50, elimina a publicidade e agrega funções adicionais, como o bloqueio de contatos específicos.

Vive, o bracelete inteligente

Criada por um grupo de alunos da Universidade de Washington, o Vive é um bracelete que ainda não está à venda. Foi concebido para uso em shows, grandes festas e outros eventos com multidões. A ideia é que um grupo de amigos ponha os braceletes e os sincronizem via Bluetooth no início de um evento, de modo que ficarão em contato enquanto usarem as peças.

O Vive incorpora um sensor epidérmico de álcool e outro de desidratação, e por isso é capaz de detectar, pela pele do pulso, se o usuário está sóbrio ou embriagado. Do mesmo modo, dispõe de um acelerômetro e um giroscópio, para verificar se a pessoa caiu ou está desacordada —situação em que o bracelete começa a vibrar. Se o usuário não precisar de ajuda, basta desativar o alarme; mas, se depois de alguns segundos isso não acontecer, a vibração passa para os outros braceletes sincronizados no princípio. Graças ao aplicativo do Vive instalado nos celulares, o grupo pode localizar via GPS o amigo que precisa de ajuda.

O bracelete Vive detecta, através da pele do pulso, se o usuário está sóbrio ou embriagado.
O bracelete Vive detecta, através da pele do pulso, se o usuário está sóbrio ou embriagado.DAN DOAN MMXV

Seu bafômetro particular

Agora vamos falar sério: se todos os carros incorporassem dispositivos que impedissem seu uso por motoristas embriagados, as mortes em acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool poderiam diminuir em até 85%. Anos atrás, algumas marcas, como a Volvo, passaram a disponibilizar sistemas alcolocks, acessórios que funcionam como bafômetros particulares. O próprio motorista pode fazer um teste soprando no aparelho, e o veículo bloqueará a partida do motor caso o resultado de álcool no sangue seja superior ao limite fixado.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_