_
_
_
_
_

O fim da era Bündchen?

Gisele Bündchen, a ‘übermodel’, despede-se das passarelas depois de 20 anos de carreira

Giselle Bundchen, em seu último desfile.Foto: atlas | Vídeo: Atlas / Getty

Tudo parece sugerir que se trata de uma dessas despedidas que se repetem muitas vezes antes do adeus final e verdadeiro, mas o fato é que Gisele Bündchen – a modelo mais poderosa do mundo, a übermodel, como costumam chamá-la – fez sua última aparição em uma passarela nesta quarta-feira durante a semana de moda mais importante do Brasil e da América Latina, a São Paulo Fashion Week. A ocasião escolhida foi o desfile da marca brasileira Colcci, que a top representa também em anúncios de revista desde 2005, e, obviamente, na terra que a viu nascer e transformar-se na estrela nacional mais reconhecida mundialmente depois de Pelé.

O evento era às oito e meia da noite em um parque de São Paulo, molhada nesta quarta-feira pela chuva que torna caótico o trânsito já caótico da cidade. Mas nada ameaça a aura de uma passarela por onde caminha Gisele.

Mais informações
Todas querem ser Gisele
Brasil busca seu nicho no mapa das passarelas
Tom Brady e Gisele Bündchen, o novo casal favorito da América
Quem é quem no clube das top models que amamentam

Apareceu com um atraso de 45 minutos, típico de uma semana de moda, e sobretudo de um casamento – o derradeiro. Na primeira fila, compartilhando espaço com editores de moda e fashionistas em geral, familiares, amigos e fãs da modelo mudavam um pouco a paisagem característica de um evento assim. Nada que ofuscasse Bündchen, que, como sempre, entrou na passarela com os passos firmes e sensuais que a caracterizam desde sua estreia no mundo da moda em 1994, aos 14 anos.

A menina, inegavelmente, cresceu: de uma estreia duramente criticada (diziam que tinha o nariz muito grande e que ostentava seios muito fartos para o que se via nas passarelas naquela época), conseguiu seu gran finale 20 anos depois, aos 34, com o corpo e o caminhar mais invejados do planeta fashion – e do planeta em geral. Representações perfeitas, dizem, de um estilo de vida solar e saudável – longe do que propunha a moda nos anos 1990, tempos de heroin chic – e que a levaram a ocupar por oito vezes consecutivas o posto de modelo mais bem paga do mundo. Sua fortuna, calcula a revista Forbes, é de 247 milhões de dólares (47 deles ganhos em 2014).

Top dá adeus às passarelas.
Top dá adeus às passarelas.Andre Penner (AP)

Na passarela da Colcci, as propostas para o Verão 2016 lhe caíram como uma luva. Gisele abriu e fechou o desfile, que durou 20 minutos e contou com modelos novas e de postura muito menos segura, que talvez sonhem em seguir – nas passarelas e fora delas – os passos da colega übervitoriosa. Afinal, Bündchen é casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, do New England Patriots, é mãe de dois filhos (que não estavam na plateia) e tem 20 empresas em seu nome, entre elas uma marca de lingerie (Gisele Bündchen Intimates) para a qual também desenha.

Por que despedir-se das passarelas? “Meu corpo me pediu para parar”, disse à Folha de S.Paulo, em uma das poucas entrevistas concedidas para falar de seu adeus. Se pediu, foi em segredo, porque ninguém mais parece ter notado. No Instagram, a top deixou sua mensagem em uma camiseta que vestiu para a despedida: “The best is yet to come” (o melhor está por vir). Top models brasileiras de sua geração desfilaram com camisetas iguais. Não alcançaram toda a fama e a riqueza de Gisele, mas prestaram a ela uma homenagem exibindo suas fotos no peito para o encerramento do desfile da Colcci. Lágrimas correram pelo rosto dos presentes e até da übermodel, que estava feliz de agora poder selecionar – ainda mais – os projetos aos quais se dedica. Conversando com a Folha, confessou que não descarta “apresentações especiais”.

O pai do modelo aplaude a sua filha, acompanhado deTom Brady, marido da modelo.
O pai do modelo aplaude a sua filha, acompanhado deTom Brady, marido da modelo.Andre Penner (AP)

Seus planos futuros incluem uma possível participação em uma telenovela brasileira cujo título provisório é Poderosa, além de continuar emprestando o rosto a um mix de anúncios conceituais e comerciais de empresas variadas, como Chanel, H&M, Procter&Gamble e Carolina Herrera. Enquanto isso, profissionais da moda brasileira falam sobre “o fim de uma era” e “uma entidade iluminada que desce a este planeta para trazer um pouco de beleza”. Em seu site, Gloria Kalil, a maior consultora de moda do país, comparou-a com Pelé, que ameaçou deixar o futebol em 1974, mas continuou jogando por mais três anos – ao longo dos quais cada partida era sua última. “Fica, Gisele”, escreve. “Você pula mais alto”, assim como Pelé quando disputava uma bola.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_