_
_
_
_
_

Viajando com ‘Game of Thrones’

De Sevilha a Dubrovnik, exploramos os cenários verdadeiros em que foi filmada a série

A Cidade Velha de Dubrovnik, na Croácia, cenário de ‘Game of Thrones’.
A Cidade Velha de Dubrovnik, na Croácia, cenário de ‘Game of Thrones’.Corbis

No domingo estreou no Brasil a quinta temporada de Game of Thrones, e a cada ano são acrescentados novos locais de filmagem, que já formam um mapa turístico da série. Tamanho é seu fascínio que as idas e vindas dos Stark, dos Lannister e de Daenerys Targaryen se tornaram importante atração turística dos cenários verdadeiros pelos quais passam, e multiplicam-se as rotas guiadas nos países e cidades que os recebem. A mais recente é Sevilha, na Espanha.

Sevilha, no papel de Dorne

O Real Alcázar de Sevilha é o reino de Dorne em ‘Game of Thrones’.
O Real Alcázar de Sevilha é o reino de Dorne em ‘Game of Thrones’.Rene Mattes

Sevilha faz o papel de Dorne, o lar da Casa Martell. O reino, o mais ao Sul de Westeros na ficção, aparece pela primeira vez na quinta temporada de Game of Thrones. A equipe filmou no Real Alcázar: os jardins, a Fonte de Mercúrio, os Banhos de María de Padilla e o Palácio de Pedro I, transformados na capital de Lançassolar e nos Jardins de Água.

Só é preciso percorrer 86 quilômetros de verdade, sem sair da província, para chegar ao outro lado do Mar Estreito, de acordo com o mapa do universo fictício criado por George R. R. Martin: a Plaza de Toros de Osuna se tornará a Fossa de Daznak, a maior arena de combate da cidade escravagista de Meereen, onde acontece uma cena-chave da série; no local, a Casa Curro aproveitou a atração, oferecendo um menu temático de sete tapas e uma sobremesa com os nomes dos personagens de Game of Thrones. E o guia oficial Pepe Pallarés criou um site com um roteiro que segue seu rastro pelas terras de Sevilha.

Belfast tem o Trono de Ferro

Bosque de Tollymore, na Irlanda do Norte, onde começa ‘Game of Thrones’.
Bosque de Tollymore, na Irlanda do Norte, onde começa ‘Game of Thrones’.Adam Burton

A HBO avaliou mais de 14 países antes de escolher a Irlanda do Norte para quartel-general das filmagens de Game of Thrones. A maioria das cenas internas foi gravada no Paint Hall de Belfast, um enorme estaleiro transformado num dos maiores estúdios da Europa. Grande o bastante para abrigar o grande salão do Trono de Ferro, o Ninho das Águias e a Muralha, que separa os Sete Reinos do ameaçador Norte.

Os estúdios não estão abertos para o público, mas é possível conhecer a aldeia vizinha de Magheramorne, em cuja pedreira foi erguido o Castelo Negro, de onde faz a vigilância a Patrulha da Noite. E diversos pontos dos arredores de Belfast incluídos num roteiro guiado: castelos transformados em Winterfell (Castle Ward) ou nos Gêmeos (lar da Casa Frey); ou o bosque de Tollymore, o parque florestal que é a paisagem na qual começa a série, onde os Stark encontram os cinco filhotes de lobos gigantes (huargos). Os participantes deste itinerário podem ir ao acampamento de Robb, o rei do Norte, e vestir-se e atuar como cortesãos de Winterfell.

Mais informações
Viaje à sua série favorita
Uma visita além do muro
Nos bastidores de ‘Game of Thrones’
Vaza o primeiro trailer da quinta temporada de ‘Game of Thrones’

O litoral e os Glens do condado de Antrim, ao Nordeste, emprestaram seus locais a meio Poente: no porto de Ballintoy foi gravada a volta de Theon Greyjoy a Pike, a suas Ilhas de Ferro; em Cushendun fica a caverna na qual Melisandre pare sua sombra assassina; The Dark Hedges, que é um trecho da estrada de Bregagh, perto de Armoy, onde os galhos das faias formam uma espécie de túnel gótico, virou o Caminho do Rei, pelo qual Arya Stark foge, disfarçada de menino. Um ônibus da McComb’s percorre esses locais, enquanto um site oferece dicas e informações práticas sobre como chegar, onde se hospedar e o que visitar.

Com Jon Snow pela Islândia

A geleira Vatnajökull, maior da Islândia, é o Punho dos Primeiros Homens na série.
A geleira Vatnajökull, maior da Islândia, é o Punho dos Primeiros Homens na série.Elli Thor Magnusson

Jon Thor Benediktsson guiou a equipe de Game of Thrones pelas terras da Islândia, onde foram filmadas as cenas além da Muralha e as andanças de Jon Snow com o Povo Livre. Agora esse guia local leva grupos de turistas pelos mesmos lugares. O roteiro, da agência Iceland Travel, parte de Akureyri, a quarta cidade mais populosa do país, ao Norte; visita o lago Mývatn, de 37 quilômetros quadrados, e a caverna de Grjótagjá, onde Jon Snow e Ygritte fazem amor pela primeira vez; e avança por Vatnajökull, a maior geleira da Islândia e a segunda maior da Europa. Na série ela é o Punho dos Primeiros Homens, onde a Patrulha da Noite é atacada pelos Andarilhos Brancos. A proposta inclui a possibilidade de reservar voo de ida e volta de Reikiavik a Akureyri. Consultar voos em Icelandair.

A Mãe dos Dragões no Marrocos

A cidade fortificada de Esauira, no Marrocos, é o lugar dos imaculados na série.
A cidade fortificada de Esauira, no Marrocos, é o lugar dos imaculados na série.Jeremy Woodhouse

Algumas cenas de rua do Desembarque do Rei foram rodadas em suas ruelas, mas Esauira, ao Sul do Marrocos, na costa atlântica, é, acima de tudo, a escravagista Astapor, a cidade vermelha à qual Daenerys Targaryen vai para recrutar um exército de imaculados na terceira temporada. A cidade fortificada, ou ksar, de Ait Ben Hadu, faz o papel de Yunkai, onde a Mãe dos Dragões se vê rodeada por uma agradecida massa de escravos libertados. Fica muito perto de Uarzazat, chamada de porta do deserto, por sua proximidade com o Saara, e do Atlas Corporation Studios, considerado o maior estúdio do mundo, aberto ao público.

Explorando o Desembarque do Rei (Dubrovnik)

Dubrovnik, na Croácia, cenário verdadeiro de Desembarque do Rei em ‘Game of Thrones’.
Dubrovnik, na Croácia, cenário verdadeiro de Desembarque do Rei em ‘Game of Thrones’.Matthew Williams-Ellis

Dubrovnik é Desembarque do Rei na série, e assim, seguir os passos dos Lannister, do rei Joffrey, de Tyrion, Sansa e Arya Stark, é uma ótima forma de conhecer sua Cidade Velha, patrimônio da humanidade. O passeio oferecido pelo site de roteiros guiados Viator faz escala na fortaleza Lovrijenac (a Fortaleza Vermelha da segunda temporada de Game of Thrones) e sobe suas muralhas para contemplar a baía das Águasnegras. Inclui visita ao Jardim Botânico de Trsteno, cerca de 10 quilômetros ao Norte, os jardins externos do palácio, pelos quais Sansa passeia, e Varys e Tyrion conspiram.

Casamento dothraki em Malta

O Forte Manoel, em Isla Manoel (Malta), cenário da série.
O Forte Manoel, em Isla Manoel (Malta), cenário da série.KS

A ilha de Gozo, em Malta, é famosa por suas praias e suas pitorescas vilas de pescadores; perto da baía de Dwejra se ergue um arco natural de pedra calcária de 50 metros de altura, conhecido como A Janela Azul, que foi o cenário do casamento de Daenerys Targaryen com Khal Drogo. Em Malta, que foi Desembarque do Rei durante a primeira temporada, tem lugar uma das sequências mais duras e inesperadas da série: Joffrey executa Ned Stark à vista de todos, incluindo suas filhas. Acontece no Grande Septo de Baelor, o lugar mais sagrado da Fé dos Sete, representado pelo Forte Manoel, na baía de Marsamxett, a Noroeste de La Valeta, construído pelos Cavaleiros da Ordem de Malta no século XVIII. A Viator acaba de lançar um passeio privado para recriar Game of Thrones na ilha, partindo de Girona.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_