_
_
_
_
_

Estados Unidos e Brasil preparam a adiada visita de Dilma a Washington

Contexto econômico e diplomático propicia uma aproximação depois da tensão pela NSA

Rousseff e Obama, na Casa Branca em 2012.
Rousseff e Obama, na Casa Branca em 2012.AFP

O contexto econômico e diplomático fortalece o interesse dos Estados Unidos e do Brasil em recompor sua relação. Os dois países trabalham para organizar a visita de Estado da presidenta brasileira, Dilma Rousseff, a Washington, prevista para finais de 2013, mas que acabou sendo cancelada depois da revelação de que os EUA a tinham espionado. Os documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) que vieram a público com os vazamentos do ex-analista Edward Snowden enfureceram o Governo brasileiro e esfriaram as relações entre as duas maiores economias da América.

“Os dois Governos afirmaram que desejam reprogramar a visita da presidenta Rousseff aos Estados Unidos e nossas equipes trabalharam durante meses para estabelecer uma agenda sólida”, disse na terça-feira ao EL PAÍS Patrick Ventrell, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca. “O Brasil é um grande ator no cenário mundial e as visitas de alto nível são uma demonstração de que queremos investir em uma forte relação bilateral.”

O porta-voz evitou especular sobre possíveis datas de uma reunião na Casa Branca entre Rousseff e o presidente dos EUA, Barack Obama. E não confirmou nem desmentiu uma informação divulgada na terça-feira pela agência Reuters que afirma que num telefonema realizado em março o vice-presidente norte-americano Joe Biden fez um convite formal a Rousseff para um encontro neste ano ou no próximo.

O Brasil é um grande ator no palco mundial e as visitas de alto nível são uma demonstração de que queremos investir em uma forte relação bilateral” Patrick Ventrell, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca
Mais informações
Unasul pede que os EUA revoguem as sanções contra a Venezuela
Parlamento amplia os poderes de Maduro após sanções dos EUA
Biden diz que teve uma conversa ‘sincera’ com Rousseff sobre escutas
Diplomacia brasileira se movimenta para tentar sair do fundo do poço

Está previsto que Obama e Rousseff abordem possíveis datas em uma reunião durante a cúpula das Américas, que acontecerá no Panamá, em abril. A última vez que ambos se viram foi na cúpula do G20, em novembro, na Austrália. O ministro brasileiro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se na semana passada em Washington com a assessora de segurança nacional de Obama, Susan Rice. Na ocasião, e na terça-feira no Senado brasileiro, Vieira disse que o objetivo é chegar a uma agenda substantiva de acordos antes de definir uma data para o encontro.

A cúpula do Panamá será a primeira cúpula das Américas com a presença de Cuba, onde se verá o início do degelo entre Washington e Havana depois do anúncio, em dezembro, do restabelecimento de relações diplomáticas. O papel do Brasil –por suas boas relações com Cuba– pode ser chave para aproximar posições entre os antigos rivais da Guerra Fria. O Brasil, por sua influência, também pode desempenhar um papel central na mediação entre a Venezuela e os EUA, que impôs sanções a Caracas pela repressão aos protestos da oposição.

Comércio

Mas o interesse de Washington e Brasília em recompor suas relações vai além desses assuntos regionais. Os contextos econômico e político o propiciam. Diante da derrocada de sua economia e da crescente impopularidade de Rousseff pelo escândalo de corrupção na Petrobras, convém ao Brasil ampliar seus laços com os EUA para ganhar apoio diplomático e impulsionar a internacionalização de sua economia para compensar o retrocesso da demanda interna e em vizinhos importantes, como a Argentina.

E à primeira potência mundial interessa ganhar acesso ao gigantesco, mas fechado, mercado brasileiro. Os EUA são o primeiro investidor estrangeiro no Brasil, segundo os últimos dados. E o segundo destino das exportações brasileiras, atrás da China.

O Brasil, por sua influência, pode desempenhar um papel central de mediação entre EUA e Venezuela e Cuba 

Os laços econômicos ajudaram a restabelecer a relação diplomática depois do impacto da espionagem da NSA. O secretário do Tesouro americano viajou no ano passado ao Brasil. E depois da posse do novo Governo brasileiro em janeiro, os ministros da Indústria e Comércio e Economia visitaram os EUA. O vice-presidente Biden se reuniu com Rousseff em junho em Brasília e em janeiro foi à cerimônia de posse depois das eleições. Apesar da aproximação, a incógnita é se o Brasil continuará esperando que os EUA se desculpem pela espionagem da NSA para enterrar definitivamente a tensão.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_