Como é um A320

O avião que caiu tinha entrado em serviço em 1990

Um A320 da companhia alemã Germanwings.
Um A320 da companhia alemã Germanwings.

O avião que caiu nesta terça-feira nos Alpes franceses é um Airbus 320, um avião comercial desenvolvido pela Airbus que tem capacidade para 150 passageiros em uma estrutura de duas classes ou para até 180 com assentos de alta densidade, segundo o site da empresa.

O A320 é o avião mais popular da família do mesmo nome, que também inclui o A319, o A318 e o A321. O fabricante do aparelho é o consórcio europeu Airbus, que produziu 4.700 aparelhos do mesmo modelo que caiu. O A320 é usado maciçamente em todo o mundo tanto por companhias aéreas tradicionais quanto pelas de baixo custo, por ser um aparelho muito versátil, ideal para voos de curta e média distância. Sua autonomia de voo é de 5.900 quilômetros.

Mais informações

De acordo com o site especializado Flightradar24, o número de matrícula do avião que caiu era D-AIPX. Era um aparelho construído em 1990 e que entrou em serviço em 1991. Antes de integrar a frota da Germanwings, tinha voado com as cores da Lufthansa.

O último acidente importante com um A320 foi o do último 28 de dezembro na Indonésia, onde um avião da AirAsia despencou no mar de Java, entre as ilhas de Belitung e Bornéu. Morreram 162 pessoas, todas as que estavam a bordo.

Em 2008, um A320 da XL Airwys caiu no mar Mediterrâneo ao largo de Perpignan (sul da França), com sete pessoas a bordo, todas funcionárias técnicas da empresa. Não houve sobreviventes.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: