_
_
_
_
_

Unasul pede que os EUA revoguem as sanções contra a Venezuela

Intromissão do presidente Obama na região criou “uma tensão muito forte”, avaliam líderes

Os ministros de exteriores de Uruguai, Peru e Equador, na reunião da Unasul.
Os ministros de exteriores de Uruguai, Peru e Equador, na reunião da Unasul.José Jácome (EFE)

A Venezuela provou, no último sábado, que é capaz de reunir as forças dos países vizinhos. Os doze chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) compareceram à reunião extraordinária de Quito, no Equador, apesar de terem sido convocados de última hora. O objetivo do encontro foi chegar a uma posição comum sobre a decisão de Washington de classificar a Venezuela como “um problema de segurança nacional”. Ao final de quase três horas de reunião, Rodolfo Nin Novoa, chanceler do Uruguai, país que ocupa a presidência temporária da Unasul, manifestou o “rechaço” da região à sentença de Barack Obama sobre a Venezuela. O comunicado menciona que a atitude americana constitui uma “ameaça à soberania do país e ao princípio de não intervenção nos assuntos internos dos Estados”.

Ernesto Samper, secretário-geral da Unasul, assegurou que a chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, ficou “satisfeita” com o “apoio total” que conseguiu em Quito e adiantou que não está previsto um encontro entre os líderes da Unasul para este assunto, ainda que o Uruguai tenha ficado com a tarefa de consultar com os presidentes da região sobre um próximo encontro.

Mais informações
Unasul tenta mediar crise entre oposição e governo na Venezuela
Venezuela recorre à OEA contra medidas dos Estados Unidos
Obama decreta novas sanções contra altos funcionários da Venezuela
As sanções aprovadas pela Casa Branca (em inglês)
Maduro anuncia que exigirá visto aos cidadãos dos Estados Unidos
Venezuela encabeça lista dos mais corruptos da América Latina

Sobre a visita da delegação venezuelana à Organização dos Estados Americanos (OEA), Samper disse que “espera que possa tomar um cafezinho com os Estados Unidos” durante ela e ver se resolve a situação “por bem ou por mal”. Assegurou que a intromissão dos Estados Unidos na região criou “uma tensão muito forte” e que ninguém entende como está abrindo espaço para Cuba e fechando para a Venezuela.

A reunião urgente dos chanceleres é o primeiro evento na sede da Unasul, inaugurada em dezembro do ano passado. O chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, que tem apenas 15 dias no cargo, elogiou a disposição de seus colegas para comparecer ao encontro que inicialmente deveria ter acontecido em Montevidéu, dois dias antes, mas foi suspenso por causa do mal-estar criado pelas declarações de Nicolás Maduro a respeito do vice-presidente do Uruguai, Raúl Sendic.

Sendic havia dito em uma entrevista que não tinha elementos para afirmar que há ingerência dos Estados Unidos na Venezuela, e Maduro lançou-lhe um dardo: “Chávez me dizia: ‘Fique tranquilo, Nicolás, o mundo está cheio de covardes’. E aparece um covarde tentando ganhar a indulgência dos gringos”.

O Uruguai emitiu, em seguida, um comunicado no qual qualificava as declarações do presidente venezuelano como “não amistosas” e suspendeu a reunião de chanceleres. Mas o secretário-geral da Unasur, Ernesto Samper, e o chanceler do Equador, Ricardo Patiño, consertaram a reunião. Tudo foi feito por telefone, desde a noite da última quarta-feira, quando Montevidéu cancelou o encontro, até o meio-dia da quinta-feira, quando Patiño confirmou, pela sua conta no Twitter, que o encontro de chanceleres seria em Quito.

Duas horas antes da chegada das delegações dos doze países, dezenas de pessoas foram à Metade do Mundo, onde fica a sede da Unasul. A grande maioria pertencia aos Comitês de Revolução Cidadã, nome que levam as células partidárias do partido governista Alianza País. Nos cartazes que mostravam, alguns com o logo da PDVSA, liam-se slogans a favor de Maduro, Chávez e a Revolução Bolivariana e a hashtag: #Venezuelanãoestásozinha.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_