_
_
_
_
_

Morre no México uma turista após choque de baleia em lancha

O cetáceo atingiu um bote de turistas que fazia ‘snorkel’ em uma baía de Cabo San Lucas

Foto: atlas | Vídeo: ATLAS
Elena Reina

Já divisavam a costa quando um mamífero enorme surgiu em frente a sua lancha. Um grupo de nove turistas equipados com coletes salva-vidas, que tinha saído na manhã de quarta-feira para fazer snorkel pelas águas do Cabo San Lucas (Baixa Califórnia do Sul, México), acreditava que em pouco tempo pisaria em terra firme e que sua excursão terminaria ali. Mas a uns 400 metros de baía de Santa Maria uma baleia atingiu repentinamente o bote e acabou com a vida de uma jovem. Outros dois ficaram feridos.

Mais informações
Acidente aéreo durante gravação de ‘reality’ mata atletas olímpicos na Argentina
Harrison Ford, ferido depois de um acidente de avião de pequeno porte
Argentina sofre o maior incêndio florestal de sua história
Avião desaparecido há 53 anos é encontrado nos Andes

A informação é da Procuradoria Federal de Proteção ao Ambiente (Profepa), encarregada de investigar, entre outras coisas, se a mulher faleceu devido ao golpe do cetáceo ao cair da embarcação. A Profepa, que não deu detalhes sobre a identidade da vítima, ainda que alguns meios de comunicação indicaram que era de nacionalidade canadense, está investigando também a responsabilidade da empresa que organizou a excursão, Cabo Adventures. “Estamos vendo se tinha ou não permissão para navegar por essas águas, já que é uma região natural protegida que tem um protocolo a seguir para avistar esse tipo de mamíferos marinhos”, afirmou Martín Ortíz, diretor de Comunicação Social do órgão público.

O capitão da pequena embarcação inflável, José Salazar, relatou à instituição que precisou realizar um movimento para se esquivar de uma baleia que apareceu bem à frente do bote e acabou atingindo uma das suas laterais, por volta das 11h de quarta-feira (hora local, 15h em Brasília). Salazar em seguida alertou o Resgate Naval sobre o incidente, enquanto retornava para tentar resgatar uma ocupante da embarcação que havia caído na água. “O guia se atirou com outro passageiro para resgatar a pessoa que havia caído, e os dois juntos trouxeram a jovem para embarcação.” A turista morreu após receber os primeiros socorros e ser transferida para um hospital de Cabo San Lucas.

EFE

A atual temporada é propícia para a observação da baleia-cinzenta no Estado da Baixa Califórnia do Sul, onde fica Cabo San Lucas, um dos destinos turísticos mexicanos mais procurados por visitantes dos Estados Unidos e Canadá.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_