_
_
_
_
_

Brasileiro não digere o remédio amargo do ajuste fiscal

Aumentos de tarifa no início do ano elevaram a impaciência da população com o Governo

Presidenta Dilma Rousseff em evento nesta terça-feira em São Paulo.
Presidenta Dilma Rousseff em evento nesta terça-feira em São Paulo.

Em 2015, o brasileiro já teve de encarar a alta do preço médio da gasolina, as passagens de ônibus, e a conta de luz, todos preços administrados pelo Governo. Desde que essas impopulares medidas de aumento de impostos começaram a ser anunciadas no fim do ano passado, o Palácio do Planalto se esforça em convencer a população que todas essas ações são necessárias para garantir a arrecadação e sanar as contas públicas, que fecharam 2014 com os piores resultados dos últimos tempos. Os protestos deste domingo, e o prenúncio de que a manifestação do próximo dia 15 fará mais barulho do que a presidenta Dilma esperava, confirma que o remédio amargo para fechar as contas não foi digerido a contento.

Em seu pronunciamento, a presidenta Dilma Rousseff usou do didatismo para explicar que este saco de 'maldades' fazia parte da mudança de método para recobrar o equilíbrio financeiro. "O Governo absorveu até o ano passado todos os efeitos da crise. Usou o seu Orçamento, para proteger integralmente o crescimento do emprego e da renda das pessoas", disse ela no domingo à noite, em cadeia nacional. "Absorvemos a carga negativa até onde podíamos e agora temos que dividir parte deste esforço com todos os setores da sociedade", completou.

A divisão da conta, porém, está sendo rejeitada pelo brasileiro, que já estava fazendo sua cota de sacrifício desde o ano passado quando a inflação começou a tirar parte do poder de compra. No caso da população de menor poder aquisitivo, a contribuição já era bem significativa. Uma pesquisa do Instituto Data Popular mostra que quase metade da chamada classe C, a outrora mais beneficiada pelos anos do Governo petista, compra hoje uma quantidade menor de produtos no supermercado do que em julho do ano passado.

Mais informações
Na TV, Dilma pede paciência com a crise e ouve panelaços pelo país
‘Panelaço’ contra Dilma surpreende e reacende polarização do Brasil
Após panelaço, Dilma diz que é preciso aceitar o jogo democrático
Dilma corre contra o tempo para costurar acerto nas contas
Alta da gasolina é a vilã da inflação, que chega a 7,7% em 12 meses

Agora, a alta das tarifas deve tirar ainda mais esse poder de compra. E, como em qualquer país, quando o bolso aperta, o povo grita, faz panelaço ou vai protestar. Os brasileiros vão ver as contas ainda mais apertadas, após um ano eleitoral em que a alta de impostos e tarifas foram evitados ao máximo. Como argumentou a presidenta, em vez de cobrar a conta do contribuinte, o Governo estourou as próprias contas para contar com receita até o ano passado.

Na manhã desta terça-feira, Dilma Rousseff voltou a reforçar que o ajuste fiscal não é um fim em sim mesmo. "Não estamos tomando medidas de correção e ajuste para voltarmos a um momento áureo do passado. Estamos tomando medidas porque achamos que podemos ser melhores do que fomos", afirmou em evento em São Paulo. "Temos condições de superar os desafios", completou.

Para o economista Márcio Salvato, do Ibmec, o remédio que está sendo ministrando para a inflação e para o ajuste está atrasado, em um momento que a economia já está internada em estado crítico no hospital. "O controle do déficit público já teria que ter sido começado no ano passado. Mas como era ano eleitoral, o governo não cortou gastos e ainda abaixou impostos da energia, em uma medida populista. Agora, ele precisa devolver esse subsídio ao consumidor", explica. Segundo o economista, a medida irresponsável de tentar segurar o preço da energia provocou um excesso de demanda, de 1%, sem que a oferta acompanhasse.

O aumento do desemprego, o real desvalorizado e a confiança do consumidor em uma mínima recorde reforçam a ideia da população de que o Brasil caminha para um cenário de recessão e aumenta as dúvidas sobre os efeitos do ajuste.

O IBGE já avalia que o novo reajuste das tarifas de energia elétrica de diversas concessionárias do país e o aumento na taxa extra das bandeiras tarifárias, cobrada nas contas de luz quando há aumento no custo de produção de energia, que passaram a valer na semana passada, devem ser o próximo vilão da inflação oficial do país em março. Para analistas, apenas a partir de abril, a alta de preços deve começar a ceder.

De acordo com o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o índice da inflação deve dar uma trégua no segundo semestre. "A[pesquisa] Focus [feita pelo Banco Central com mais de 100 instituições financeiras] mostra que o aumento de inflação este ano é temporário e que haverá uma redução em 2016. O mercado prevê inflação de 7,5% para 2015, mas de 5,5% no ano que vem", afirmou em evento em São Paulo, na última sexta-feira. "É um esforço que Brasil já fez no passado e pode fazer novamente", disse.

O temporário, neste caso, é muito tempo para um Governo que foi eleito com pequena margem de vantagem nas eleições de 2014, e que usou um discurso anti-liberal na campanha para depois implementar um receituário que repassa a conta para o contribuinte.

O barulho das ruas fragiliza ainda mais as intenções do Governo de contar com o apoio do Congresso, para aprovar medidas que completem o ajuste fiscal. Nesta terça, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tinha encontro marcado com o presidente do Senado, Renan Calheiros, que já provou estar arredio com o Planalto desde que devolveu as medidas provisórias que visaram suspender os descontos da contribuição previdenciária para as empresas.

Outros indicadores negativos, como o aumento do desemprego, o real desvalorizado e a confiança do consumidor em uma mínima recorde, reforçam a ideia da população de que o Brasil caminha para um cenário de recessão e aumenta as dúvidas sobre os efeitos desse ajuste e do remédio amargo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_