_
_
_
_
_

Mundo do futebol condena o racismo dos radicais do Chelsea

Torcedores do clube inglês expulsam a golpes negro de vagão do metrô de Paris

Cena capturada de vídeo publicado pelo jornal The Guardian.
Cena capturada de vídeo publicado pelo jornal The Guardian.AFP

O Chelsea emitiu comunicado em que lamenta o “abominável” comportamento de um grupo de torcedores fanáticos do clube inglês na estação de Richelieu-Drouot do metrô de Paris, no centro da capital. Eles impediram o acesso ao vagão por um negro, acompanhando a ação com cânticos racistas, pelo que se depreende do vídeo gravado por um cidadão e publicado pelo jornal The Guardian. A promotoria pública parisiense anunciou nesta quarta-feira que vai investigar o caso e tentar localizar os radicais. A polícia londrina pediu a colaboração da população para identificar os autores dos cânticos: “Levamos essas coisas muito a sério, não importa onde ocorram. Reassistiremos ao vídeo para ver se conseguimos identificar essas pessoas e evitar que voltem a viajar para jogos no futuro”, disse em comunicado.

Os fatos aconteceram na terça-feira, antes da partida entre Paris Saint-Germain e Chelsea (1 a 1) na capital francesa. No vídeo, de um minuto de duração, é possível assistir à ação racista, acompanhada de gritos de incentivo ao Chelsea e do cântico “somos racistas e gostamos disso”. “Este tipo de comportamento é abominável e não tem lugar no futebol nem na sociedade. Apoiaremos qualquer ação legal contra os envolvidos e, caso fique demonstrado que são membros do clube ou têm passes para a temporada, o clube tomará as medidas mais duras possíveis, incluindo a proibição de entrada”, ameaçou o Chelsea.

Mais informações
'A violência mais perigosa', por JUAN ARIAS
Brasil tem seis assassinatos por hora, a maioria de homens negros
A rotina dos incidentes isolados de racismo

Joseph Blatter, presidente da FIFA, também lamentou os incidentes de Paris. “Condeno as ações de um pequeno grupo de fanáticos pelo Chelsea em Paris. Não há lugar para o racismo no futebol”, escreveu em seu Twitter. A UEFA se juntou à condenação, embora tenha assinalado que não pode tomar medidas contra o Chelsea porque tudo aconteceu fora do estádio: “Está nas mãos das autoridades investigar os fatos. Damos nosso apoio”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_