_
_
_
_
_

Apple construirá uma grande usina solar para abastecimento próprio

Tim Cook pretende investir 2,4 bi de reais para abastecer a companhia na Califórnia

Tim Cook, executivo-chefe da Apple, com Gary Cohn (à direita), presidente e diretor de operações do Goldman Sachs, durante a conferência em San Francisco.
Tim Cook, executivo-chefe da Apple, com Gary Cohn (à direita), presidente e diretor de operações do Goldman Sachs, durante a conferência em San Francisco.David Paul Morris (Bloomberg)

“Fazemos porque é o correto, mas também nos interessa financeiramente”, justificou dessa forma Tim Cook, executivo-chefe da Apple, seu plano para construir uma grande usina solar que abasteça de energia o Campus de Cupertino em construção, a sede atual, suas lojas na Califórnia e algumas dependências menores dentro do mesmo Estado. O projeto custará 850 milhões de dólares (2,4 bilhões de reais). O principal diretor da empresa detalhou, durante a conferência de tecnologia do Goldman Sachs em San Francisco, que a usina solar abastecerá de energia aproximadamente 60.000 moradias.

A usina, de 520 hectares, ficará no condado de Monterey, ao sul da sede principal da Apple, em Cupertino. Mesmo tendo acabado de atingir um valor equivalente a 1,98 trilhão de reais, a Apple não perde a oportunidade de minimizar seus gastos. “Esperamos que esta medida traga consigo uma grande economia”, explicou o sucessor de Steve Jobs diante de alguns de seus investidores.

O projeto, que será realizado junto com a First Solar, uma empresa do Arizona especializada em energia solar, fornecerá potência suficiente para suprir as necessidades do campus atual, o que está em construção, assim como as 53 lojas da Apple na Califórnia, seus escritórios e as centrais de dados em Newark. O excedente será vendido para a empresa que abastece o norte da Califórnia, a Pacific Gas & Eletric.

Mais informações
Novo iPhone puxa lucro da Apple, que bate recorde no trimestre
Tim Cook, a sombra de ouro de Jobs
AppStore, loja de aplicativos da Apple, bate recordes de venda

O contrato entre as duas empresas terá uma duração de 25 anos. A construção começará nas próximas semanas e espera-se que comece a funcionar no final de 2016.

O meio ambiente é uma das obsessões de Cook. Desde sua chegada ao poder, os investimentos da Apple para reduzir suas cifras de poluição têm sido notáveis. As centrais de dados onde ficam hospedados os conteúdos do iCloud, sua nuvem, o iTunes, sua central de venda e aluguel de filmes e músicas, assim como o resto dos serviços de hospedagem relacionados à Internet, usam energias renováveis graças à usina eólica e hidrelétrica da empresa no Oregon, Estado que faz fronteira com a Califórnia, ao norte. Há dois anos, chegaram a um acordo com uma central combinada, solar e geotérmica em Nevada. Há uma semana, anunciou que prepara outra usina solar no Arizona, que servirá para abastecer sua futura central de controle de dados globais.

A First Solar, fundada em 1999, com mais de 4.000 funcionários, destaca-se por contar com uma tecnologia capaz de utilizar com mais eficiência a luz solar, por painel, do que o restante dos competidores.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_