_
_
_
_
_

Banco Central corta o crédito dos bancos gregos para forçar novo resgate

Decisão leva Atenas a renegociar um novo acordo de financiamento com o órgão europeu

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, leva pela mão o chefe de Governo grego, Alexis Tsipras, na quarta-feira em Bruxelas.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, leva pela mão o chefe de Governo grego, Alexis Tsipras, na quarta-feira em Bruxelas.YVES HERMAN (REUTERS)

O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu suspender a atual isenção dos requisitos mínimos de qualificação creditícia dos instrumentos negociáveis emitidos ou garantidos pela Grécia. Dessa forma, a instituição presidida pelo italiano Mario Draghi manda uma mensagem a Atenas para que aceite as condições do resgate, que vence em 28 de fevereiro, o que lhe abriria as portas do financiamento.

Basicamente, o que o BCE está fazendo é fechar a torneira para os bancos gregos. Estes podem recorrer ao banco central da Grécia para se financiarem. Mas, a jogada do eurobanco obriga Atenas a buscar um novo acordo com Bruxelas e com o BCE para prorrogar o financiamento.

Mais informações
Premiê grego viaja para conquistar apoios entre os sócios europeus
'Grécia põe Europa à prova', por PAUL KRUGMAN
Por que está todo mundo falando do ministro da economia grego
Governo grego diz não reconhecer a ‘troika’ como interlocutora

Em nota à imprensa, o BCE explicou que, em face da situação atual, considera impossível antever uma conclusão bem-sucedida do programa grego. Em outras palavras, o BCE não vê a Grécia a caminho de cumprir as regras de resgate vigentes. “O Conselho de Governadores do BCE decidiu suspender a isenção concernente aos instrumentos emitidos ou garantidos pela Grécia. A isenção permitia que esses instrumentos fossem utilizados nas operações de política monetária apesar de não cumprirem os requisitos mínimos de rating”, diz a nota.

Basicamente, o que o Banco Central Europeu está fazendo é fechar a torneira para os gregos

“A decisão do Conselho de Governadores sustenta-se no fato de que, atualmente, não é possível presumir uma conclusão bem-sucedida da revisão do programa e está em linha com as normas vigentes do Eurosistema”, diz o comunicado emitido na última hora de quarta-feira.

“As necessidades de liquidez das contrapartes do Eurosistema afetadas podem ser satisfeitas pelo banco central nacional correspondente, de acordo com as normas do Eurosistema”, conclui.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_