_
_
_
_
_

Data e fraca inserção internacional afastam chefes de Estado da posse

Já a militância não se importa de passar a virada em ônibus para apoiar a presidenta

C.J.
Brasília -
Militantes aguardam Dilma na Esplanada dos Ministérios.
Militantes aguardam Dilma na Esplanada dos Ministérios.F. B. Jr. (EFE)

A cada quatro anos, funcionários da Itamaraty enfrentam a mesma dificuldade: confirmar a presença de chefes de Estado para as posses presidenciais no Brasil numa data tão peculiar. A cerimônia no dia primeiro do ano seria um dos fatores que explicam a baixa presença de líderes de peso. China e Rússia, por exemplo, parceiros no bloco BRICS, mandaram, respectivamente, o vice-presidente chinês, Lin Yuanchao, e o vice-presidente do Conselho da Assembleia Federal russa, Alexander Torshin. Já os EUA se fizeram representar pelo vice Joe Biden.

Mais informações
O país que a presidenta irá encarar, por JUAN ARIAS
Novos rumos na América fazem Brasil rever sua política exterior
São Paulo nunca vai virar as costas ao Brasil, diz Alckmin em posse

No mais, Dilma contará hoje com a presença de fieis aliados, como Evo Morales, presidente da Bolívia, Michele Bachelet, mandatária chilena, Horácio Cartes, do Paraguai, José Mujica, do Uruguai, e o presidente uruguaio eleito, Tabaré Vasquez, além do polêmico Nicolás Maduro, da Venezuela. Colômbia, Argentina, Peru e Cuba, entre outros, enviaram seus vices. Cristina Kirchner não veio, embora Dilma tenha ido a Buenos Aires durante a sua posse, em 2011. O México, por outro lado, mandou o chanceler José Antonio Meade. A Europa, uma vez mais, mandou poucos representantes de peso, restringindo-se a embaixadores, como no caso do Reino Unido e a Alemanha. Ao todos, são 60 países representados.

A posse no primeiro dia do ano foi estabelecida pela Constituição promulgada em 1988. Entre 1889 e 1930 os presidentes eleitos assumiam no dia 15 de março. Fernando Collor de Mello, que assumiu em 1990 como primeiro presidente eleito diretamente depois da redemocratização, ainda chegou a assumir nessa data, antes que a medida constitucional passasse a valer em definitivo.

A data ingrata é uma explicação, mas a lista de convidados reflete também a pouca inserção do Brasil na diplomacia internacional, uma área que precisa ser reforçada com urgência, num momento em que o país busca saída para ativar a economia e o comércio internacional.

O contraste a essa presença mais minguada de autoridades é dada pela militância do PT que, nas estimativas do partido, vem em cerca de 30.000 de todos os Estados para prestigiar a posse da presidenta, a maioria com apoio do próprio partido que aluga ônibus para que eles possam aumentar o público presente e firmar presença cobrando um governo que atenda aos princípios da legenda. “Estamos aqui para apoiá-la e contando com mais mudanças”, diz Viviane Carvalho, do Estado do Tocantins, que chegou ontem a Brasília por volta das dez da noite, depois de 14 horas de viagem de ônibus. Como ela, muitos vieram de várias regiões e alguns inclusive passaram a virada do ano em trânsito.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_