_
_
_
_
_

‘Tarifaço’ e Natal fraco prenunciam 2015 de ajustes

Prefeitura e governo de São Paulo anunciam aumento das passagens. Táxi também sobe

Estação da Sé, em horário de pico.
Estação da Sé, em horário de pico. Lena Diaz (Fotos Públicas )

A mais recente tentativa de aumentar as tarifas de transporte em São Paulo, em 2013, foi o estopim da maior mobilização popular no país em 20 anos. Por isso não causa surpresa que os governos federal, do Estado de São Paulo e a prefeitura da maior cidade do país tenham escolhido esta sexta-feira de calor, ressaca do Natal e preparativos do Ano Novo para anunciar aumentos nos serviços de ônibus, trens, metrô e energia elétrica. O táxi na capital paulista também vai subir.

Em mensagem à Câmara Municipal, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), comunicou o aumento das tarifas de ônibus de 3 reais para 3,50 reais a partir de 6 de janeiro. O bilhete integrado de trem e metrô vai para 5,45 reais. Não haverá reajuste para quem usa Bilhete Único mensal, diário ou semanal.

Mais informações
Crise na Rússia aumenta pressão sobre a economia brasileira
Moedas do México e do Brasil atingem menor valor em cinco anos
Fenômeno na Espanha, Podemos inspira os descontentes no Brasil
Os protestos se transformam, mas os brasileiros não vão sair das ruas

Também reflexo dos protestos do ano passado, o anúncio foi embalado com medidas pró-estudantes. Um quadrinho publicado na página do Facebook na prefeitura avisa que o aumento é abaixo da inflação do período e que meio milhão de estudantes da rede pública (do ensino fundamental e médio) terão “passe livre”. Os universitários recebedores dos programas ProUni e Fies (financiamento do ensino superior) ou parte de cotas sociais e raciais também não pagarão.

Mais cedo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou que as tarifas do metrô e do trem, sob responsabilidade estadual, também aumentarão, mas não precisou valores. No mesmo comunicado sobre os ônibus, a prefeitura aproveitou para dizer que a bandeirada do táxi subirá de 4,10 reais para 4,50 reais.

O Movimento Passe Livre, que prega a extinção da tarifa de transporte e ator central nas manifestações de 2013, usou um documento divulgado por eles em 19 de dezembro para anunciar que vão se mobilizar – resta ver que força terão, em janeiro:

“Talvez a Prefeitura imagine que o passe livre para estudantes de baixa renda sirva para desmobilizar a luta. Então se engana. A luta por transporte não se restringe a uma ou outra categoria”, escreveu o movimento, para quem a tarifa zero para estudante de baixa renda é positiva, mas insuficiente. "Não aceitaremos nenhum centavo a mais; agora é de R$ 3 para baixo, até zerar!"

Luz e Natal

A sexta também foi de aumento na conta luz. A agência reguladora do setor, Aneel, anunciou que começará a valer o sistema de bandeiras tarifárias, verde, amarela e vermelha. Quando a geração de energia se tornar mais cara, esse custo será repassado ao consumidor.

No quadro atual, a seca provoca a menor produtividade das hidrelétricas e o sistema é obrigado a acionar termelétricas, de operação mais cara. Daí que todos os Estados do país, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima, que não participam do sistema interligado, entrarão na bandeira vermelha em janeiro. Por cada 100 kWh utilizado, o consumidor pagará 3 reais a mais. Se fosse a bandeira amarela, o aumento seria de 1,50 reais. No caso de bandeira verde, de custos de geração normais, não haveria acréscimo.

O aumento nas tarifas sob o controle do governo federal confirmam os prognósticos de analistas que descreviam ano com ajustes de preços represados. A pesquisa Focus do Banco Central, que ouve analistas do mercado, previu pela primeira vez nesta semana que a inflação no ano que vem será maior que o teto da meta fixada pelo governo: 6,54% anuais contra 6,50%.

Para completar a sexta de maus prenúncios, o serviço de crédito Serasa Experian anunciou que as vendas de Natal foram as piores desde 2003. Caíram 1,7% em todo o país entre 18 a 24 de dezembro se comparado ao mesmo de 2013. Inflação e baixo grau de confiança dos consumidores na economia afetaram a performance.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_