_
_
_
_
_

“Voltaram!”, proclama o cubano ‘Granma’ na sua manchete histórica

Órgão oficial do regime comunista publica em sua capa fotos de Raúl Castro e Obama

jornal Granma, órgão oficial do Partido Comunista de Cuba, usa uma só palavra – “Voltaram!” – na sua histórica manchete desta quinta-feira, um dia depois do anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre Havana e Washington. A volta em questão é a de três cubanos que estavam presos por espionagem nos Estados Unidos.

Gerardo, Ramón e Antonio, como são conhecidos em Cuba, protagonizam uma capa que dá espaço também para duas fotos em tamanho idêntico dos presidentes Raúl Castro e Barack Obama (o cubano à esquerda; o norte-americano, à direita) durante seus históricos pronunciamentos da quarta-feira, que foram feitos de forma simultânea e transmitidos pela televisão. A opção editorial do Granma ao publicar as duas imagens lado a lado foi semelhante à de muitos outros jornais do mundo todo, incluindo o EL PAÍS.

Raúl Castro com os cinco cubanos condenados por espionagem nos EUA – dois deles já haviam sido soltos anteriormente.Foto: reuters_live | Vídeo: Reuters-Live

Nenhum dos títulos na capa do diário comunista menciona o restabelecimento de relações diplomáticas, a abertura de embaixadas (prevista para ocorrer nos próximos meses), ou mesmo a perspectiva de encerramento do embargo econômico – ou bloqueio, como é chamado na ilha caribenha –, principal eixo do litígio que contrapõe os dois países desde a Guerra Fria.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_