_
_
_
_
_

Frances Bean Cobain, a herdeira sensata

A filha de Kurt Cobain debuta como produtora de cinema e foge da fama

Frances Bean na inauguração de uma exposição em Los Angeles.
Frances Bean na inauguração de uma exposição em Los Angeles.Getty

Ela deve seu segundo nome, Bean (feijão), ao aspecto que tinha em sua primeira ultrassonografia. Ali, quando era apenas um embrião, Frances Cobain já era famosa, com a imprensa acompanhando com voracidade a gravidez da cantora Courtney Love. Agora, diante da impossibilidade de fugir de seu legado, a herdeira do grunge decidiu encará-lo e ser a autora da história da sua família. A jovem de 22 anos participa como produtora executiva de Montage of Heck, documentário sobre seu pai que estreia em janeiro no Festival de Sundance.

O jornalista Tim Appelo, a quem, nos anos noventa, a revista Entertainment Weekly se referia como “nosso especialista em grunge”, e que conhece bem Courtney Love e todo o entorno do Nirvana, acredita que este seja o filme definitivo sobre o músico: “Estou muito curioso porque trará material novo (cedido por Frances Bean). As informações disponíveis sobre o Nirvana são como um saquinho de chá que já foi colocado em água quente mais de mil vezes. Gostaria de ver Kurt Cobain retratado como um artista sério e reflexivo, não apenas como uma alma atormentada”. Sobre a filha, Appelo acredita ser uma pessoa “muito mais centrada que seus pais”. E acrescenta: “Espero grandes coisas da parte dela. É evidente que ela sabe como administrar a fama que tem. Ela vai decidir sobre seu lugar em público, mas acredito que ela tenha menos atração pelos holofotes do que Courtney”.

“A morte de um músico jovem não é nada bacana”, disse no Twitter

Frances, que já herdou cerca de 175 milhões de dólares da fortuna que seu pai ainda gera e detém o controle sobre os direitos de imagem de Cobain, mora em Los Angeles com o namorado, o músico Isaiah Silva. Na adolescência, recusou convites para atuar no cinema (na saga Crepúsculo e para encarnar a Alice de Tim Burton). E, mesmo tendo feito uma rápida incursão pela música, colaborando com bandas de amigos, ela se define principalmente como artista plástica e ilustradora. Em 2010, expôs seus desenhos, influenciados pelo cartunista Al Columbia, em uma galeria de Los Angeles, sob o pseudônimo de Fiddle Tim. Por ocasião da mostra, a jovem, então com apenas 17 anos, concedeu uma rara entrevista à Interview e deixou claro que não tolera invasões a sua intimidade. “O que a sua mãe acha da sua arte?” foi a primeira pergunta. “Não sei. O que a sua mãe acha das suas perguntas?”, respondeu.

Há algumas semanas, Frances fez uma aparição pública igualmente pungente e muito elogiada. Quando Lana del Rey declarou à Rolling Stone que “queria já ter morrido”, a herdeira de Cobain respondeu, pelo Twitter: “A morte dos músicos jovens não é uma coisa romântica. Nunca conhecerei meu pai porque ele morreu jovem. Só parece algo desejável porque pessoas como você acham que é algo bacana. Pois bem, não é. Aprecie a vida porque só te dão uma. Não seja uma dessas pessoas. Você tem muito talento”, afirmou.

Recusou um papel em ‘Crepúsculo’ e se define como artista plástica e ilustradora
Mais informações
Courtney Love, aos 50 anos, resiste
O rastro sonoro de um mártir

O Twitter, justamente, foi o cenário de algumas das brigas mais amargas que Frances teve com a mãe. Em 2012, a líder do Hole escreveu na rede social que Dave Grohl, baterista do Nirvana, tinha tentado seduzir sua filha. A jovem negou e afirmou que o “Twitter devia expulsar” Courtney Love. Em 2013, no entanto, usou a plataforma para cumprimentar a cantora pelo dia das mães. Agora parece que as duas mantêm uma relação cordial.

No passado, o relacionamento entre elas foi tumultuado. Após confessar à Vanity Fair que consumiu heroína durante a gravidez, Love esteve perto de perder a custódia de sua filha recém-nascida. Mais tarde, quando a cantora foi presa por porte de drogas, um juiz passou a menina para os cuidados da avó paterna. E em 2009, foi até expedida uma ordem restritiva que proibia a mãe de ter qualquer tipo de contato direto ou indireto com Frances. “Aquela separação doeu em ambas”, afirma Appelo.

O próximo capítulo da saga sem dúvida será escrito em breve, quando Courtney Love descobrir a maneira como Frances quis contar a vida de seu pai.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_