_
_
_
_
_
A memória do sabor
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Geisha, a mais nova estrela do cafezal

A planta geisha nasceu na Etiópia, mas ganhou fama nos cafezais latino-americanos

Antonio Pitty cultiva as plantas de geisha em Chiriquí, Panamá.
Antonio Pitty cultiva as plantas de geisha em Chiriquí, Panamá.Alberto Lowe (REUTERS)

Olhe por onde for, o geisha não é um café comum. Nem a planta nem o resultado resistem à menor comparação. Em sua primeira aparição em público – uma degustação durante a convenção da Associação de Cafés Especiais dos Estados Unidos (SCAA), em 2004 –, mais de uma pessoa desqualificou a amostra. “Não tem gosto de café”, disseram. Houve críticas de alguns e chamou a atenção de outros. Mais parecia um chá; leve, pouco encorpado e suave, apresentava aromas florais até então desconhecidos em um café e notas cítricas bastante definidas. Para ser mais breve: elegante, delicado e muito, muito perfumado.

É a última estrela do café, chama-se geisha e nasceu na região de Gesha, ao sul da Etiópia, onde ainda pode ser encontrado, embora tenha precisado esperar crescer nos cafezais latino-americanos para fazer fama e fortuna. Sua condição de planta de porte alto, mais complicada de manejar, e seu baixo rendimento – pode chegar a produzir um quinto do que oferecem outras variedades – nunca estimularam o cultivo. Nem sequer quando chegou a um centro de pesquisas em Turrialba, Costa Rica, em 1952. Tampouco no Panamá, onde cresceu durante quarenta anos sem que ninguém lhe prestasse muita atenção.

Mais informações
Razões pelas quais você deveria tomar café... ou parar de tomar
Um café para adotar um gato
Cafés da manhã do mundo
Nespresso cede o desenho de suas cápsulas de café na França

Aquela mostra submetida a degustação pela SCAA procedia de um lugar da cordilheira central panamenha chamado Boquete, em Chiriquí, onde foi introduzida em 1963 por Pachi Sarracín, então diretor técnico da Hacienta La Esmeralda e depois fundador do Don Pachi Estate. Até então, era somente uma das variedades chegadas ao Panamá durante a busca de plantas resistentes à roya (fungo causador da ferrugem), uma doença que impede a planta de produzir durante três colheitas. Nesse dia, a história deu um giro radical.

Desde esse momento, a comunidade cafeeira tem um olho voltado para o Panamá e o outro para os dois leilões eletrônicos organizados todos os anos sob o lema The Best of Panamá. O último, realizado em agosto, exaltou o café verde obtido por Mama Cata na finca Cantares, em Volcán, uma das zonas produtoras de Chiriquí. O lote ganhador foi cotado a 150 dólares (375 reais) a libra (453,59 gramas); um pouco mais de 330 dólares (825 reais) por quilo. A cifra pode parecer estratosférica, mas não é a maior. O recorde absoluto – 350,25 dólares por libra – é desde julho de 2013 do café natural da Hacienda La Esmeralda. Saza Cofee (Japão) e Haya Gourmet (Taiwan) compartilham o alto valor.

Para trabalhar o geisha é preciso entender a natureza de um café que exige o trato sutil e respeitoso próprio das infusões

Os geishas panamenhos têm seus principais mercados em Taiwan, Japão, Coreia, Austrália e Estados Unidos, embora algumas marcas ampliem seus mercados. Uma das pioneiras, Don Pachi Estate, criada por Pachi Sarracín e administrada por seu filho Francisco, exporta para 27 países. Entre eles, o Japão, onde fornece para a família imperial.

O Panamá concentra a produção de geisha na província de Chiriquí. São 450 hectares, repartidos por Boquete, Volcán, Renacimiento e Cerro Punta. As que proporcionam as melhores referências: Don Pachi Estate, Hacienda La Esmeralda, Mama Cata, Elida Estate, Finca Auromar —o Camilina deste ano tem vida própria—, El Burro Raíces, Carmen Estate e Finca Hartmann. São o início de uma febre que começa a contagiar a América Latina. Equador, Costa Rica, Colômbia, Peru e Jamaica lhes abriram espaço em seus cafezais. Não conseguem a mesma qualidade que os panamenhos, mas abrem a porta a um mercado que começa a falar novas linguagens: microlotes, cafés especiais, origens, finca (propriedade), produtores...

Os preços marcam o caminho da exportação. Há até um ano era complicadíssimo encontrar uma xícara de geisha na Cidade do Panamá. O compromisso da nova geração de cozinheiros panamenhos com a despensa local assegura hoje pequenas remessas a restaurantes e cafés. A principal referência é Unido (Edifico Le Mare, Coco del Mar e American Trade Hotel, no Casco Viejo, na Cidade do Panamá), o café de Alberto Bermúdez e Mario Castrellón. Para trabalhar o geisha é preciso entender a natureza de um café que exige o trato sutil e respeitoso próprio das infusões. Tudo o distanciava da cafeteira expresso até que em Unido se enganaram na torra e transferiram a um expresso a magia floral da grande estrela cafeeira.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_