_
_
_
_
_

Nave de turismo espacial explode em um voo de teste

Uma pessoa morreu e outra está gravemente ferida. A nave da Virgin havia decolado do deserto de Mojave (Califórnia).

Pablo Ximénez de Sandoval
Imagem de televisão dos restos da nave.
Imagem de televisão dos restos da nave.AP

Uma pessoa morreu e pelo menos outra ficou ferida com gravidade por causa da explosão, nesta sexta-feira, de um voo de teste da nave de turismo espacial da companhia Virgin. A Virgin Galactic Space Ship Two explodiu durante um voo de teste no deserto de Mojave, ao nordeste de Los Angeles, Califórnia. A morte de um dos pilotos foi confirmada pela polícia rodoviária aos meios locais, mas a Virgin Galactic ainda não confirmou a morte.

Mais informações
Foguete não tripulado explode durante decolagem nos Estados Unidos

“Durante o teste, o veículo sofreu uma séria anomalia que se traduziu na perda do SpaceShipTwo”, afirmou a Virgin Galactic em uma mensagem através da rede social Twitter.

“Nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, que no momento é desconhecido”, indicou a Virgin Galactic, a primeira linha espacial comercial do mundo com o objetivo de levar turistas até o limite da estratosfera.

O Space Ship Two, em um voo de teste em 2013.
O Space Ship Two, em um voo de teste em 2013.AP

Tratava-se do voo de teste número 35, segundo a companhia, e o segundo que realiza esta nave privada desde janeiro, segundo confirmou o Porto Aeroespacial de Mojave, citado pela agência Reuters.

O veículo havia sido lançado às nove da manhã, hora local (14h no horário de Brasília), com o avião White Knight Two, do qual se separou, como estava previsto, para voar de forma independente, segundo relatou a empresa Virgin na rede social. O avião reboque aterrissou sem problemas. Em certo momento, a empresa tuitou: “Ignição! O Space Ship Two está voando de novo impulsionado por foguetes.” O tuíte seguinte informava sobre uma “anomalia” durante o voo.

Mais de 500 pessoas já tinham reservado assentos nestes voos, cujas passagens custarão 200.000 dólares (495.000 reais), afirma a Agência France Presse. Trata-se de uma experiência para milionários de uns minutos no limite da estratosfera em um aparelho que pode levar até seis passageiros.

O Space Ship Two é a versão comercial do Space Ship One da Virgin, o primeiro aparelho comercial que chegou ao espaço, em 2004.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_