_
_
_
_
_

Nasce o primeiro bebê gerado em um útero transplantado

Mulher que nasceu sem o órgão recebeu doação de uma amiga da família no ano passado

Equipe médica realizando um transplante de útero em abril.
Equipe médica realizando um transplante de útero em abril.Johan Wingborg (AP)

Uma sueca de 36 anos de idade se tornou a primeira mulher do mundo a dar à luz após receber um transplante de útero, segundo relato publicado no sábado pela revista médica The Lancet.

A mulher, que não foi identificada, sofre um transtorno genético que a fez nascer sem o útero. Ela foi uma das nove suecas que receberam um transplante desse órgão em 2013. O útero transplantado, no caso dessa nova mãe, foi doado por uma amiga da família, de 61 anos de idade, que havia chegado à menopausa sete anos antes.

A paciente, que tem seus ovários intactos, havia produzido ovócitos que foram fertilizados em laboratório antes da cirurgia. Onze dos embriões foram preservados em nitrogênio líquido, a 196 graus Celsius abaixo de zero. Alguns anos depois do transplante de útero, os pesquisadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia) transferiram um único embrião para o novo útero.

A gravidez transcorreu normalmente, e o bebê nasceu saudável

A gestação se desenvolveu com normalidade. A mulher só teve três leves episódios de rejeição do útero durante a gravidez, algo habitual em transplantes, o que foi combatido com tratamento imunossupressor. Em setembro, o bebê nasceu saudável, de cesariana, na 31ª semana, pesando 1.775 gramas. A revista informou que dará durante o fim de semana mais detalhes sobre esse importante avanço.

A Universidade de Gotemburgo explicou em nota que esse projeto começou em 1999. A ideia era permitir que mulheres que nasceram sem útero ou que o perderam devido a tumores pudessem ser mães. Nas outras tentativas realizadas, o útero transplantado precisou ser retirado em duas ocasiões – numa delas devido a uma infecção, e na outra por causa de problemas vasculares. Neste ano, mais sete mulheres conseguiram engravidar, além daquela que acaba de dar à luz.

"O bebê chorou assim que nasceu e não necessitou nenhum outro atendimento que não fosse o habitual", disse o professor Mats Bränsntröm, líder do projeto. "Os pais estão, obviamente, muito felizes e agradecidos." A equipe da universidade divulgou um vídeo no qual narram (em inglês) todo o processo que levou ao nascimento desse bebê.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_