_
_
_
_
_

O ‘Tropa de Elite’ dos documentários

‘À queima roupa’, de Theresa Jessouroun, compete no Festival do Rio e traz ao debate a impunidade da violência policial no Rio de Janeiro e no Brasil

Cena do documentário 'À queima roupa' (divulgação).
Cena do documentário 'À queima roupa' (divulgação).

Nas telas do Festival do Rio (24 de setembro a 8 de outubro), não faltam blockbusters e filmes de culto nacionais e internacionais, mas o que não deveria passar batido aos olhares do público são os títulos brasileiros que tratam da violência que caracteriza a atuação da polícia nacional. São fatos da vida, como o recente caso de um camelô assassinado por um policial em São Paulo com um tiro no rosto e o desaparecimento do pedreiro Amarildo na Rocinha 2013 depois de ser torturado por policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), e que às vezes chegam à Sétima Arte.

Há quem pense que o cinema deveria se abster de mostrar na tela grande a violência que assola as ruas de um país e se dedicar estritamente ao entretenimento. Assim acontece na Colômbia, por exemplo, onde a guerra entre guerrilhas, paramilitares e o Estado está ativa a mais de 60 anos, e os colombianos se dizem cansados de histórias violentas. No Brasil, onde a palavra ‘guerra' não circula com a mesma facilidade, ainda que reflita muito bem o cenário violento em que vive a grande maioria das comunidades carentes, é igual: imperam no cinema as comédias, enquanto a realidade costuma ficar fora da sala.

Se depender de documentaristas como Theresa Jessouroun (Alma de mulher e Samba), que trabalhou seis anos de sua carreira com o mestre Eduardo Coutinho, a dicotomia de fantasia consoladora versus triste cotidiano não vencerá sempre. Ela acaba de lançar no festival carioca seu último trabalho, À queima roupa, um filme sobre crimes cometidos pela polícia da cidade nos últimos 20 anos – e que está sendo chamado pelos corredores do evento de “o Tropa de Elite dos documentários’.

Mais informações
“É um filme lindo, que me permitiu entender muitas coisas sobre meu pai”
O Brasil e o mundo aparecem nas telas do Festival do Rio
A maldição policial que domina o Rio

A comparação com os filmes de José Padilha – cuja sequência representa, até hoje, o filme mais visto da história do cinema brasileiro (11,2 milhões de espectadores, que se somam aos 2,4 milhões do primeiro) – se dá pelo retrato que é feito, em ambos casos, dos níveis de armamento, tortura e corrupção nas favelas cariocas, onde traficantes e a polícia parecem se enfrentar diariamente, mas que na verdade cobram vidas de pessoas comuns e se retroalimentam numa guerra sem fim. Em ambos casos, inclusive, o espectador não é poupado de imagens e depoimentos pesados.

À queima roupa começa com o relato da chacina de Vigário Geral, ocorrida em 1993 na zona norte do Rio. Segundo a diretora, é um dos episódios mais conhecidos da violência da polícia carioca e aquele que revelou à imprensa – e às pessoas em geral – a corrupção policial. Mas o filme não para por aí, segundo Jessouroun, porque "fatos tão graves quanto continuam acontecendo até hoje”. "A segurança pública brasileira é um tema difícil, mas urgente, e o melhor lugar para estrear este filme nesse momento é aqui no Festival do Rio, que nos dá a oportunidade de mostrá-lo para muitas pessoas”, disse a diretora no início da exibição que abriu a competição de documentários do festival.

O desaparecimento de Amarildo é comentado no filme, mas é em outro documentário, O estopim, que ele é tratado em primeiro plano. Segundo o cineasta Rodrigo Marc Niven, no contexto da violência policial no Rio de Janeiro, “o caso Amarildo foi singular”, porque extrapolou as fronteiras da Rocinha e fez os moradores da comunidade fecharem ruas da zona sul da cidade.

No longa, que também está na mostra competitiva de documentários e que será exibido pela primeira vez na segunda-feira 29 de setembro, as cenas do que podem ter sido suas sessões tortura foram recriadas. Duda, um morador da favela que conhecia Amarildo, é quem conduz a narrativa. Ele já tinha feito denúncias da truculência policial antes da morte do pedreiro. Mas foi preciso fazer um filme para que sua voz fosse registrada.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_