_
_
_
_
_

Zwanziger: “Acho que a Copa de 2022 não será disputada no Catar”

O executivo da FIFA tem dúvidas quanto à realização da Copa do Mundo no país asiático devido às altas temperaturas

Gerhard Schröder brinca com uma bola de futebol diante de Theo Zwanziger (e), Joseph Blatter (2e) e Franz Beckenbauer (d).
Gerhard Schröder brinca com uma bola de futebol diante de Theo Zwanziger (e), Joseph Blatter (2e) e Franz Beckenbauer (d).AP

"A Copa de 2022 não será realizada no Catar devido às altas temperaturas do país asiático”, declarou Theo Zwanziger, membro do Comitê Executivo da FIFA em entrevista a um jornal alemão. “Pessoalmente acredito que no fim a Copa do Mundo não deve acontecer ali”, declarou o alemão, o que reforça o coro dos contrários à decisão de realizar o evento em um país tão quente. “Os médicos dizem que não podem se responsabilizar pela realização da Copa sob essas condições ambientais”, acrescentou Zwanziger, ex-presidente da Federação Alemã de Futebol e membro do corpo de executivos que selecionou o Catar em 2010 como sede do evento.

Ainda que o governo do Catar tenha insistido no sentido de que a disputa da Copa no verão é viável “graças à tecnologia de refrigeração desenvolvida para aclimatar os estádios, instalações de treinamento e áreas para os torcedores”, há argumentos sólidos que põem em dúvida essa circunstância. “Pode-se refrigerar os estádios, mas uma Copa do Mundo não é disputada apenas neles”, diz Zwanziger. “Espectadores de todo o mundo virão nessa época do ano e, caso isso seja uma ameaça para a saúde deles, teremos de fazer um estudo. E isso é algo pelo qual os membros da FIFA deverão responder”, afirma o dirigente. “É uma opinião pessoal”, respondeu Delia Fisher, porta-voz da FIFA. “E não faremos comentários sobre uma opinião pessoal”, reforçou.

No mês de maio, o presidente da FIFA, Sepp Blatter, garantiu que tinha sido “um erro atribuir a Copa ao Catar” e que provavelmente o torneio seria disputado no inverno, algo que gerou uma grande rejeição entre os países participantes, já que obrigaria a parar as competições. “Sem dúvida, foi um erro. Mas, sabe como é, as pessoas cometem muitos erros na vida”, acrescentou Blatter. “O relatório técnico sobre a candidatura do Catar avisava sobre as altas temperaturas que o país pode atingir no verão, mas a maioria dos membros do Comitê o escolheu”, acrescentou Blatter.

A FIFA está estudando transferir a realização do Mundial para o inverno europeu, para evitar os mais de 40 graus registrados durante o verão no Oriente Médio. O xeque Salman Bon Ebrahim Al Khalifa, presidente da Confederação de Futebol da Ásia, solicitou uma reunião com os dirigentes da FIFA para estudar a possível mudança de data. As duas instituições também se reuniram para tratar do tema das denúncias apresentadas contra o órgão asiático devido às precárias condições de trabalho das pessoas que estão construindo as instalações que abrigarão a Copa.

Quanto à escolha do Catar como anfitrião da Copa de 2022, pesa uma denúncia de suborno que mantém a FIFA em cheque e que está sendo investigada pela Comissão de Ética do órgão.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_