_
_
_
_
_

Rússia recorrerá à Organização Mundial do Comércio

Putin diz que só aplicará medidas retaliatórias contra a UE e os EUA se elas não prejudicarem a economia russa

Putin, presidente russo, com Lavrov, ministro de Relações Exteriores, na quinta-feira no Tadjiquistão.
Putin, presidente russo, com Lavrov, ministro de Relações Exteriores, na quinta-feira no Tadjiquistão.afp

A Rússia vai recorrer à Organização Mundial do Comércio contra as novas sanções que a União Europeia e os Estados Unidos lhe impuseram por seu envolvimento na crise da Ucrânia, segundo anunciou nesta sexta-feira o ministro da Economia russo, Alexey Ulyukayev. Embora Moscou também “esteja pensando” em possíveis medidas retaliatórias, somente as aplicará se beneficiarem os seus interesses econômicos. “Que passos concretos daremos, e se o faremos ou não, é algo que ainda vamos ver, mas não faremos nada que vá contra nós”, afirmou nesta sexta-feira o presidente russo, Vladimir Putin, na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), realizada em Dushanbe, capital do Tadjiquistão.

A reação do Kremlin à nova rodada de sanções foi recebida com surpresa. As advertências do primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, e de altos funcionários sobre as consequências das novas represálias contra a Rússia sugeriam que a resposta de Moscou seria contundente. Na quinta-feira passada o assessor presidencial, Andrei Belousov, anunciou que o Kremlin estava preparando o veto à importação de automóveis.

Mais informações
As novas sanções dos EUA para a Rússia visam a indústria petrolífera
A UE decide aplicar novas sanções contra a Rússia essa sexta-feira
Bruxelas quer o isolamento institucional e econômico da Rússia

Contudo, Moscou quis deixar claro o seu mal-estar. “Tomar essa decisão (de introduzir novas sanções) no exato momento em que o processo de paz na Ucrânia ganha estabilidade significa optar por prejudicá-lo”, afirmou o ministro russo de Relações Exteriores, Sergei Lavrov, à emissora de televisão Rússia-1, empregando um tom mais ameaçador ao aludir às sanções específicas dos EUA. “É um passo hostil e tomaremos medidas”, desafiou.

A piora das relações com a União Europeia e os Estados Unidos em razão dos acontecimentos na Ucrânia estimulou a Rússia a estreitar relações políticas e econômicas com a Ásia e os países de outros continentes, e acelerar os planos de diminuir sua dependência da Europa como principal mercado externo para suas matérias-primas, especialmente os hidrocarbonetos.

Prova disso é o acordo sobre a construção de um gasoduto até a China, depois de anos de divergências sobre os termos do projeto. Putin firmou o acordo em maio, durante uma viagem a Pequim. Trata-se de um megaprojeto de valor equivalente a 950 bilhões de reais e que transportará 38 bilhões de metros cúbicos anuais do precioso combustível ao gigantesco vizinho.

A Organização de Cooperação de Xangai representa para a Rússia uma boa alternativa para aprofundar os laços econômicos com os países asiáticos: fazem parte dessa organização, além dos citados China, Rússia e Tadjiquistão, o Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão. Além disso, têm status de observadores o Afeganistão, Irã, Mongólia, Índia e Paquistão (estes dois últimos países poderiam em breve se transformar em membros de pleno direito). Belarus, Turquia e Sri Lanka são parceiros.

Rússia busca aliados na Ásia, ante a deterioração das relações com a União Europeia e os Estados Unidos

Putin afirmou nesta sexta-feira que considerava necessário “melhorar a eficácia da interação” dos países que participam da OSX com a finalidade de “responder aos desafios da época”. “E ainda mais em uma situação mundial difícil, com uma série de ameaças crescentes” acrescentou o presidente, apesar de não se referir diretamente às tensões criadas entre a Rússia, de um lado, e Estados Unidos e a União Europeia, por outro. O líder russo propôs nesse contexto “atualizar o programa de comércio e cooperação econômica”.

A OCX é também uma plataforma para encontrar apoios e aliados políticos. Uma demonstração disso é a declaração conjunta na qual alertam que a construção do “escudo nuclear” representa uma ameaça à “segurança internacional e à estabilidade estratégica”. Embora não tenha citado expressamente os Estados Unidos, a OSX se referiu desse modo aos planos de Washington de criar um sistema global de proteção contra os mísseis nucleares, que a Rússia vê como uma ameaça à sua segurança.

Rússia e China se puseram de acordo ainda para construir um grande porto na costa russa do mar do Japão, em um novo sinal de aprofundamento da aliança entre esses gigantes.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_