_
_
_
_
_

O celular é meu treinador

Os aplicativos para monitorar a prática esportiva, apesar de algumas limitações, estão em forma

Faz tempo que sair para correr deixou de ser uma prática singela na qual o usuário apenas se preocupava com o ato em si, de correr, quando muito acompanhado por música e um cronômetro. Agora o smartphone ganhou espaço e são a cada vez mais os runners que utilizam seus perfis nas redes sociais para compartilhar (e, por que não, exibir) suas marcas pessoais através de aplicativos móveis uma vez concluído o exercício.

Por meio da localização GPS, estos apps monitoram a distância percorrida, sua duração, a velocidade média e as calorias queimadas, entre outros aspectos, além de indicar o trajeto em um mapa. Estabelece inclusive um calendário onde se registra a evolução do treinamento. Parece uma ferramenta ideal para os amantes do esporte, sejam corredores ou ciclistas, profissionais ou fãs. Mas é rigorosa?

Mais informações
A São Paulo viciada em corridas
Tecnologia para a saúde
A Apple entra no mundo da saúde com HealthKit

"A informação sempre é boa se se sabe traduzir. A maior parte destas aplicações contribuem com dados objetivos sobre a corrida, determinados pelo GPS, mas estes devem ser interpretados com base nas condições de saúde e forma física da cada esportista", assinala Carlos de Teresa, médico membro da Junta de Governo da Federação Espanhola de Medicina do Esporte (FEMEDE). Um exemplo destas falhas dedutivas é a análise das calorias, uma das grandes obsessões dos corredores. "Às vezes o programa indica que gastamos muitas calorias, e pensamos que queimamos muita gordura. E nem sempre é assim, porque o uso da gordura ou da glicose para produzir a energia que precisamos depende da intensidade do esforço", explica.

A gordura, portanto, é eliminada quando se pratica esporte continuamente e de forma prolongada. Mas quando aceleramos ou subimos morros utilizamos mais a glicose. "Não se trata de gastar calorias durante o exercício, mas que este treine o metabolismo que queima gordura para que continue atuando durante o resto do dia, e nos produza outros benefícios para a saúde", esclarece De Teresa.

Entusiasmo com senso comum

Além das calorias, há outras limitações que esses apps possuem, como o controle da frequência cardíaca para medir a intensidade do exercício (é necessário usar fitas peitorais e poucos programas as têm), bem como outras variáveis de controle dessa intensidade e do esforço subjetivo de cada um. "Correr cinco quilômetros a 12 km/h pode ser um esforço insuficiente para um corredor de maratona, mas poderia provocar lesões musculares em uma pessoa com excesso de peso, e por isso estas variáveis devem ser usadas em função do nível de condição física e de saúde da cada pessoa", afirma o médico de FEMEDE.

Apesar desses empecilhos, o surgimento destas apps é muito positivo porque incita a busca pelo conhecimento sobre o estilo de vida saudável. “Que se fale sobre exercício, alimentação ou descanso incita as pessoas a aprenderem mais e a mudar seus próprios hábitos. Temos que aprender a nos gerenciar para melhorar a saúde através de um estilo de vida adequado”, insiste Carlos de Teresa, que acredita que seria bom que as aplicações dispusessem de provas físicas, que permitissem aos usuários individualizar seus treinamentos: "Dificilmente podem assimilar de outra maneira, não serve a mesma preparação para pessoas com diferentes aptidões".

Nada indica que esta febre atual vá acabar agora. "Entusiasmar-se é bom, mas sempre com senso comum", conclui o médico. Então prepare o celular, os tênis de corrida, faça um bom aquecimento e a correr. Ou, caso contrário, aceite que será apenas uma testemunha das recordes dos seus amigos na internet.

Cinco aplicativos para estar em forma e competir com os amigos

  • Endomondo Sports Tracker. Usada por milhões de esportistas no todo mundo, monitora gratuitamente a duração, calorias, velocidade, distância e ritmo. Ainda assim, permite consultar as rotas favoritas de cada usuário, as que estão mais próximas e participar de uma série de desafios. Possui um treinador em áudio, como no resto dos apps, pode publicar suas marcas na internet. Em sua edição paga, acrescenta informação meteorológica e treinamentos com intervalos –intercala momentos de menos intensidade com outros de mais intensidade–, entre outros aspectos.
  • Runtastic. Uma das mais baixadas, possui uma grande variedade de apps dirigidos a diversas práticas esportivas, embora sua fama venha da monitorização do running. Em sua versão gratuita (existe outra paga, com mais serviços, como um treinador virtual) as rotas são registradas para, através de um mapa, ver aspectos como distância, tempo, velocidade ou calorias e sua progressão em gráficos.
  • RunKeeper. O aplicativo que causa mais furor entre os esportistas. De grande caráter social, pois permite compartilhar nossos recordes ao mesmo tempo que observamos as marcas dos outros. Sua versão gratuita tem uma série de parâmetros que ajudam a realizar um seguimento do usuário, bem como acrescentar fotos e receber avisos de áudio. Pode ser definido um objetivo e observar os próprios recordes pessoais.
  • Strava. Dividida em dois, uma para corredores (Strava Run) e outra para ciclistas (Strava Cycling), oferece a possibilidade de ver grátis todos os dados relativos à nossa prática esportiva, gravar nosso percurso no mapa e gerenciar desde o perfil público nossas atividades e a de nossos amigos. Possui a opção "segmentos", que consiste em trechos criados por qualquer usuário e que, ao passar por eles, o programa detecta automaticamente o tempo usado, criando uma tabela de classificação mundial que, certamente, é um vício.
  • MyTracks. Aplicativo gratuito do Google que, como o resto, monitora todos os elementos da atividade física, com a possibilidade de acrescentar marcadores e fotos da rota, além de sincronizar e compartilhar os resultados no Google Drive.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_