_
_
_
_
_

As tropas ucranianas se retiram do aeroporto de Lugansk

Os Governos de Moscou e Kiev se sentam hoje para negociar em Minsk com a mediação da OSCE

Putin pede a Poroshenko para reatar as conversas.Foto: reuters_live

As tropas ucranianas se retiraram do aeroporto internacional de Lugansk, no leste da Ucrânia, depois de manter férreos combates com os separatistas pró-russos nas últimas horas no local. “Os militares ucranianos em Lugansk receberam a ordem e se retiraram ordenadamente do aeroporto ‘Lugansk’ e da localidade de Gueroguievka”, reconheceu em coletiva de imprensa o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andrei Lisenko.

Os combates na região aeroportuária não cessaram praticamente em nenhum momento desde que o aeroporto foi tomado pelas tropas ucranianas no mês de junho passado. Um comunicado militar anterior à retirada informou que paraquedistas ucranianos estavam combatendo diante de um batalhão de tanques russos.

Mais informações
A Ucrânia liberta os dez soldados russos presos em seu território
Análise: Canhões de agosto
A UE convoca uma cúpula para impulsionar a economia

A significativa retirada do aeroporto de Lugansk coincide com uma escalada na frente diplomática. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, garantiu nesta segunda-feira que “um cessar-fogo imediato e sem condições” no leste da Ucrânia deve ser a prioridade das negociações que começam hoje em Minsk (Belarus) entre o Governo de Kiev e o de Moscou, com a mediação da Organização para a Segurança e a Cooperação da Europa (OSCE), segundo a agência Reuters. Enquanto isso, a violência entre grupos separatistas pró-russos e as forças de Kiev continua no Leste. Desta vez, o cenário de fogo cruzado se transfere para o aeroporto internacional de Lugansk, segundo bastião rebelde no leste da Ucrânia.

O chanceler russo reforçou que os Estados Unidos e a União Europeia (UE) “devem exigir de Kiev o mesmo que exigem de outros conflitos: o fim do uso de armamento pesado e aviação contra as cidades, contra a população civil, e que não se destrua escolas e hospitais”, segundo a agência EFE. Além disso, segundo a rede britânica BBC, um grupo de senadores norte-americanos manifestou seu desejo de armar as forças ucranianas para combater o que eles consideram uma invasão russa. “Temos de reconhecer que isso já não é questão de um grupo isolado de separatistas, é uma invasão direta [à Ucrânia] por parte da Rússia”, disse à CNN o democrata e chefe do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, Robert Mendez.

Nesta mesma segunda-feira, o presidente russo Vladimir Putin fez uma chamada ao “bom senso” e pediu à UE que não se envolva em sanções “mutuamente destrutivas” entre os dois blocos. “Espero que possamos trabalhar juntos [em referencia à Rússia e à UE] e que não nos ataquemos mutuamente”, disse o presidente em uma entrevista durante uma visita a Yakutsk, Sibéria.

Petro Poroshenko fala sobre a violência na UcrâniaFoto: reuters_live

Lavrov, durante um encontro com estudantes em Moscou, acrescentou que as tropas ucranianas “devem abandonar as posições a partir das quais podem causar dano à população civil”. O titular do ministério das Relações Exteriores insistiu que não há “nem haverá” intervenção militar de seu país na Ucrânia, e que está empenhado para que “haja uma solução exclusivamente pacífica para essa tragédia”.

O ministro das Relações Exteriores russo fez um apelo ao Ocidente em prol do diálogo e pediu que se deixe de lado as ameaças de sanções: “Vamos nos sentar para conversar, sem ameaças de sanções, e sem demandas completamente distantes da realidade, como a de que os milicianos entreguem as armas e deixem-se massacrar, pois o plano de paz de [Petro] Poroshenko se reduz exatamente a isso”.

A declaração de Lavrov acontece um dia depois que Putin instou Kiev a sentar-se com os separatistas para negociar a paz e entrar em acordo para dar ao leste da Ucrânia uma autonomia que leve em conta os interesses dos falantes de russo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_