_
_
_
_
_

A mãe de um jornalista sequestrado pelo EI implora a libertação do filho

Shirley Sotloff, a mãe de Steven J. Sotloff, publicou uma súplica em vídeo nesta quarta-feira

A mãe de Steven J. Sotloff pede sua libertação em um vídeo.
A mãe de Steven J. Sotloff pede sua libertação em um vídeo.

Antes, pedia aos meios de comunicação que não falassem do desaparecimento de seu filho. Tinha sido ameaçada com a morte dele, caso tornasse público seu sequestro. Agora, é ela quem publica um vídeo no qual pede ao líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Baghdadi, sua libertação. "Você, califa, pode conceder anistia. Peço que por favor liberte meu filho". Shirley Sotloff é a mãe do jornalista autônomo Steven J. Sotloff, de 31 anos, que foi sequestrado pelo EI há mais de um ano e está ameaçado de morte desde a semana passada.

Tecnicamente não está deixando de cumprir sua promessa de silêncio. Foi o grupo terrorista que reconheceu ter o jornalista em seu poder no vídeo de execução de James Foley, outro jornalista freelancer também capturado na Siria. Sotloff viu seu filho no vídeo, ajoelhado no mesmo local onde Foley foi decapitado, enquanto um homem mascarado também o ameaçava de morte se suas demandas – entre elas, o fim dos ataques aéreos – não fossem cumpridas.

No vídeo, publicado pelo The New York Times, Sotloff implora ao líder clemência. "Como mãe, peço que sua justiça seja misericordiosa e que não castigue meu filho por assuntos que ele não pode controlar", diz a professora de Miami olhando diretamente à câmera. Também conta que tem estado estudando o Islã desde sua captura e que aprendeu que nenhum indivíduo deveria ser responsabilizado pelos pecados dos demais. "Ele é um jornalista inocente", assegura.

Para Daveed Gartenstein-Ross, diretor do Centro de Estudos sobre Terrorismo da Fundação de Defesa das Democracias em Washington, essas declarações podem ajudar a legitimar a liderança de Baghdadi, que atualmente só é reconhecido por uma minoria de muçulmanos.

Além do jornalista americano, o EI também tem sequestrados dois trabalhadores humanitários, um homem e uma mulher, que não foram identificados a pedido das famílias.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_