_
_
_
_
_

Uma vida política bem sucedida

Campos foi deputado, ministro de Lula e governou Pernambuco, seu estado natal, por duas vezes. Seu sonho de ser presidente foi abreviado pela tragédia

Marina Rossi
Campos, em uma foto de julho de 2014.
Campos, em uma foto de julho de 2014.EVARISTO SA (AFP)

O candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Henrique Accioly Campos, nasceu em Recife, capital pernambucana, no dia 10 de agosto de 1965, filho do poeta e cronista Maximiano Campos com a ex-deputada federal e atual ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes e neto do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, que governou Pernambuco três vezes. Campos foi deputado federal e estadual, e ministro de Ciência e Tecnologia durante o Governo Lula, cargo que assumiu em 2004.

Na sequência, governou seu estado natal por duas vezes, a última reeleito no primeiro turno. Ele se licenciou este ano para concorrer à presidência pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual era também o presidente, tendo a ambientalista Marina Silva como vice na chapa.

Campos se formou em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, onde iniciou sua vida política, na década de 1980, como presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia. Em 1986, participou da campanha que elegeu o avô Miguel Arraes governador de Pernambuco e se tornou, no ano seguinte, o chefe de Gabinete do Governo.

Se filiou ao PSB em 1990, mesmo ano em que foi eleito deputado estadual pelo Recife. Em 1994, foi eleito deputado federal e pediu licença do mandato para integrar, novamente, o governo do avô e ocupar a cadeira de secretário da Fazenda, entre 1995 e 1998. Neste último ano disputou as eleições novamente, e ganhou como deputado federal, voltando pela terceira vez ao Congresso.

Em 2004, Campos assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Lula e assumiu a presidência do PSB no ano seguinte, em 2005, sendo reeleito em 2011. Seu mandato terminaria no final de 2014.

Em 2006, ganhou as eleições para o Governo de Pernambuco, sendo reeleito em 2010. Pediu licença do mandato para concorrer à presidência nas atuais eleições.

Eduardo Campos era pai de cinco filhos com a mulher e também economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Renata Campos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_