_
_
_
_
_
REAL MADRID

James Rodríguez aterrissa em Madri

O colombiano, artilheiro da Copa aos 23 anos, chega à Espanha para assinar contrato de seis temporadas com o Real Madrid A operação giraria em torno de 240 milhões de reais

Gorka Pérez
James comemora um dos gols que marcou contra o Uruguai na Copa.
James comemora um dos gols que marcou contra o Uruguai na Copa.REUTERS

James Rodríguez será a segunda contratação do Real Madrid para a temporada 2014-15, após a incorporação de Toni Kroos. O jogador colombiano, de 23 anos, se vinculará ao clube branco pelas próximas seis temporadas, com um salário estimado em cerca de 20 milhões de reais por mês. O acordo com o Monaco, equipe em que jogou na temporada passada, foi fechado por cerca de 75 milhões de euros (225 reais), embora possa chegar a 80 milhões (240 milhões) caso sejam cumpridos determinados objetivos estabelecidos no contrato. James vestirá a camisa 10, que não tinha dono desde a saída de Mesut Özil, há cerca de um ano.

Seu crescimento é permanente, ele amadurece e assume os compromissos" José Pékerman, técnico da Colômbia

O Real Madrid, que ainda não concluiu oficialmente a contratação do colombiano, trabalha para que as últimas etapas da operação sejam resolvidas o quanto antes, de modo que o badalado Chuteira de Ouro da Copa do Brasil possa ser apresentado ainda nesta semana. Como a maioria dos jogadores do clube que disputaram a Copa, James não será incluído na excursão do Real Madrid à América, que começou ontem e vai até 2 de agosto.

O atleta, que pousou ontem na capital espanhola, procedente de Nice, se reuniu com seu representante e com um funcionário do Real para resolver os últimos detalhes do seu contrato. A presença de James Rodríguez no aeroporto Adolfo Suárez Madri-Barajas, no domingo, já havia disparado todos os rumores a respeito da chegada ao clube do jogador-revelação da Copa deste ano.

Mais informações
Kroos: “Sou o homem adequado”
James Rodríguez, a esquerda prodigiosa
Um legado inesquecível

Com os seis gols que marcou com a camisa da Colômbia, Rodríguez foi o artilheiro da Copa e chamou a atenção de Florentino Pérez, o presidente do Real. Mas a presença dele na Espanha há dois dias se devia apenas a uma escala em seu voo de Medellín com destino à França.

O Monaco contratou James Rodríguez na temporada passada, num pacote que também incluiu João Moutinho. Os dois já haviam dividido vestiário no Porto e o mesmo representante, Jorge Mendes. O multimilionário russo Dimitri Rybolovlev, dono do Monaco, pagou pelos dois um total de 210 milhões de euros (135 e 75 milhões, respectivamente). O jogador nascido em Cúcuta, uma cidade de pouco mais de meio milhão de habitantes no nordeste da Colômbia, havia marcado 32 gols e feito 21 assistências nas três temporadas que passou na Liga portuguesa (2010-2013).

Seu grande papel com a seleção na Copa, meia dúzia de gols em cinco confrontos, colocaram James Rodríguez na mira dos clubes mais potentes do futebol europeu. Seu gol de voleio contra o Uruguai, nas quartas de final (2 x 0), foi eleito o mais bonito da Copa numa pesquisa feita no site da FIFA.

James usará a camisa 10, que não tinha dono desde a saída de Özil, há um ano

"Seria um sonho jogar na Espanha. Eu gosto um pouco mais do Real Madrid que do Barcelona", declarou James durante a Copa. Admirador confesso de Cristiano Ronaldo – seu segundo ídolo, atrás apenas de Oliver Atton, protagonista da série de desenhos animados Oliver e Benji, dos anos noventa –, ele é pai de uma menina de um ano, Salomé, nome que tem tatuado no antebraço, fruto da sua relação com Daniela Ospina, irmã do goleiro David Ospina, seu colega na seleção colombiana.

A bem-sucedida trajetória de James é produto do empenho de seu padrasto, Juan Carlos James Restrepo, que se encarregou do menino James quando ele foi abandonado por seu pai biológico, aos três anos. Seus problemas familiares lhe causaram uma gagueira que só foi superada graças ao seu trabalho com um fonoaudiólogo durante a adolescência.

Seu gol de voleio contra o Uruguai, nas quartas de final, foi eleito o mais bonito da Copa

Canhoto e com um excelente chute, James Rodríguez se destacou no Monaco partindo do meio de campo, afastado da lateral, e explodiu com Pékerman na Copa graças à sua capacidade de se movimentar sem a bola. Sua chegada ao Bernabéu poderia acelerar a saída de Ángel Di María, que o Paris Saint-Germain pretende contratar, e reduzir a participação de Isco, com quem compartilha posição como meia.

James Rodríguez será o terceiro colombiano a se incorporar ao elenco principal do Real Madrid, depois de Freddy Rincón e Edwin Congo. "Seu crescimento é permanente, ele amadurece, assume os compromissos, tem definição, tem visão de jogo, tem arremate...", definiu Pékerman. Agora, é o Bernabéu que o julgará.

Ficha do jogador James Rodríguez em espanhol, com os campeonatos que participou e ganhou e dados sobre sua trajetória. Fonte: FIFA e elaboração própria.
Ficha do jogador James Rodríguez em espanhol, com os campeonatos que participou e ganhou e dados sobre sua trajetória. Fonte: FIFA e elaboração própria.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_