_
_
_
_
_

Maduro ataca o ministro que questionou a sua “falta de liderança”

O presidente venezuelano afirmou que “não há desculpa para a traição” de Giordani sem mencioná-lo diretamente

Nicolás Maduro durante uma apresentação na Bolívia.
Nicolás Maduro durante uma apresentação na Bolívia.EFE

O Governo de Nicolás Maduro contestou as críticas do histórico ex-ministro de planejamento Jorge Giordani depois de sua saída, esta semana, do Gabinete. O presidente venezuelano se referiu a ele, sem mencioná-lo, na noite de quarta-feira durante o juramento de seu substituto, Ricardo Menéndez, fazendo rodeios genéricos sobre a lealdade que deveria guiar o comportamento da militância chavista. “Há companheiros que preferem refugiar-se na retaguarda da retaguarda e serem os cronistas do fracasso. Não há desculpa para a traição de ninguém ao projeto revolucionário”, disse em um ato celebrado no palácio presidencial de Miraflores.

Havia muita expectativa por conhecer a reação do presidente, de quem Giordani ressaltou, em um texto publicado no portal chavista Aporrea, sua “falta de liderança” e a ausência de um programa fiscal ajustado à visão frugal do socialismo. Entre os leitores ficou a sensação de que Maduro está enfrentando a primeira crise de grande dimensão dentro das forças que o apoiam. E assim foi. A cúpula do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) respondeu ao desafio apresentado, no que o diário El Nacional chamou de “o efeito Giordani”, com um giro de seus altos dirigentes pelas províncias, com o objetivo de recordar a importância de permanecerem unidos em torno do sucessor de Hugo Chávez. Assim se expressou Jorge Rodríguez, um dos líderes do partido e prefeito do município Libertador (centro-oeste de Caracas), em uma assembleia no Estado de Cojedes, no centro do país: “Surgem novos combates e alguns dissabores, mas enquanto nos mantivermos unidos e pensarmos nesse homem que olhou além de sua dor, podemos dizer que podem vir todas as batalhas.” Foi uma alusão ao último comparecimento de Chávez em público, em 8 de dezembro de 2012, pouco antes de viajar a Cuba para ser operado pela quarta vez do câncer de que padecia. Naquela ocasião o caudilho pedia unidade a seus seguidores e o apoio sem reservas para Maduro.

As críticas de Giordani, um dos homens duros da era chavista, não anunciam uma divisão das forças bolivarianas, mas representam, sim, um desafio para medir a liderança de Maduro no próximo congresso do partido, no final de julho, do qual sairão as novas autoridades da legenda. A mensagem parece clara: criticar e debater, antes da reunião, sobre as múltiplas e opostas maneiras de construir o socialismo chavista, mas com lealdade às autoridades. Para isso o PSUV confiou às denominadas Unidades de Batalha Hugo Chávez, suas brigadas de catequização, a incumbência de levar a mensagem de Maduro às bases. A primeira delas está clara. Giordani teve méritos para ser incluído na longa lista de traidores –encabeçada pelo mentor político de Chávez, Luis Miquilena— elaborada pela nomenclatura governista.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_