_
_
_
_
_

Telefónica faz oferta pelo controle do Canal+

A operadora oferece 725 milhões de euros por 56% da DTS, a plataforma de TV por assinatura O conselho de administração do Grupo PRISA estudará a proposta, que não foi a única apresentada

A Telefónica anunciou na terça-feira à noite, no fechamento do mercado, que apresentou uma oferta para a aquisição de 56% do capital social da Distribuidora de Televisão Digital, controlada pelo Grupo PRISA (editora do EL PAÍS), por 725 milhões de euros (2,25 bilhões de reais), segundo comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV). O conselho de administração da PRISA vai se reunir para estudar a oferta assim como outras, já que a proposta da Telefónica não foi a única apresentada.

A operadora presidida por César Alierta já possui 22% da DTS, a plataforma de TV paga do Canal+. O executivo-chefe da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, reconheceu na última apresentação de resultados em fevereiro passado que a compra do Canal+ estava entre as opções avaliadas pelo grupo para reforçar sua oferta de TV por assinatura, Fusión TV, num momento em que os pacotes combinados dominam o mundo das telecomunicações.

A Telefónica mencionou em seu comunicado à CNMV que “a oferta está sujeita à obtenção das autorizações regulatórias pertinentes e ao cumprimento das condições comuns neste tipo de transação”.

Já um porta-voz do Grupo PRISA informou que a oferta da Telefónica não foi a única recebida e que o presidente da companhia, Juan Luis Cebrián, convocará, em regime de urgência, o conselho de administração para estudar a oferta, como também outras, para tomar as decisões devidas. O mesmo porta-voz confirmou a intenção já anunciada de que a companhia quer se desfazer do Canal+ com caráter de urgência.

Caso o acordo seja fechado, que implicaria avaliar os 100% do capital da DTS em 1,295 bilhão de euros (cerca de 4 bilhões de reais), a Telefónica teria uma participação de 78%, enquanto a Mediaset España ficaria com os 22% restantes.

No final de fevereiro, o Grupo PRISA deu à Telefónica e à Mediaset um prazo de 15 dias para comprar a DTS mediante o exercício de uma opção de compra, quando a família Polanco, por meio de sua sociedade Rucandio, reduziu sua participação no grupo de comunicação para menos de 30% Depois desse prazo, nenhuma das duas companhias exerceu seu direito preferencial para a compra da participação acionária da PRISA na plataforma.

A Telefónica já anunciou que a TV por assinatura, por meio da Fusión TV, será uma parte estratégica de sua oferta comercial, integrada em pacotes convergentes junto à telefonia fixa, móvel e Internet. Para isso, a operadora voltou a comprar direitos de eventos esportivos como a Fórmula 1 e o campeonato mundial de motociclismo, e pretende ampliar sua oferta de conteúdo por meio de aquisições. O número de assinantes do serviço de TV paga da Telefónica chega a 700.000.

O principal concorrente da Telefónica na Espanha no negócio das telecomunicações, a Vodafone, ganhou força recentemente com a compra da operadora a cabo Ono, em uma transação avaliada em cerca de 7,2 bilhões de euros (22,3 bilhões de reais), incluindo dívida, mas que ainda não foi concluída.

No ano, o Grupo PRISA vendeu 15 milhões de ações da Mediaset España por 121 milhões de euros (375 milhões de reais) e fechou um acordo, ainda pendente, para transferir suas operações editoriais de interesse geral ao Grupo Random House por 72 milhões de euros (223 milhões de reais).

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_