_
_
_
_
_

O Facebook detecta os amigos próximos

O mecanismo funciona por enquanto só nos Estados Unidos, em celulares com Android ou iOS

Os amigos de Andrea Vaccari, responsável pelo projeto, mostram a localização em seu celular.
Os amigos de Andrea Vaccari, responsável pelo projeto, mostram a localização em seu celular.

É possível ter milhares de amigos no Facebook, mas nem sempre se sabe onde eles estão. O Facebook acaba de adicionar aos seus aplicativos de celular, tanto para iPhone como para os aparelhos com Android, a opção de reconhecer os contatos que se encontrem perto. A ideia é passar do mundo virtual ao mundo real da maneira mais simples possível e ao mesmo tempo aumentar a percepção de utilidade entre os usuários.

“A missão do Facebook é conectar pessoas”, disse Andrea Vaccari, responsável pelo produto. “Essa opção dá um passo além na hora de facilitar os encontros com amigos enquanto se está fora de casa”.

A localização de amigos é facultativa e só funciona até agora nos Estados Unidos. Os aplicativos foram atualizados com um botão de “amigos próximos”, para encontrá-los. No entanto, não é necessário que digam publicamente onde estão. Até agora, o usuário podia acrescentar a cada atualização o lugar de onde escrevia.

Para evitar críticas é necessário dizer explicitamente que o usuário quer compartilhar da sua localização, podendo indicar de maneira concreta com quais pessoas: amigos próximos, um grupo específico, familiares… Em nenhum caso é informada a localização exata, senão em um raio de três quilômetros. Além de ver a informação em um mapa, pode se configurar uma alerta.

Vaccari, responsável pelo projeto, entrou no Facebook em 2012, após a companhia comprar sua empresa, a Glancee, para encontrar novos amigos. Durante os últimos 18 meses fizeram testes com os mais de 6.500 empregados da rede social de Mark Zuckerberg.

Um dos aspectos mais interessantes é que o mecanismo fica mais "inteligente" à medida que se usa. Se alguém está quase sempre em um lugar ou dois, não vai enviar notificações, mas sim caso se assuma que se encontre em algum lugar relacionado ao lazer. Outro aspecto inovador é a possibilidade de avisar deliberadamente os amigos de que se está em um lugar, mas com uma limitação horária. A localização será mostrada só a determinadas pessoas e durante um período limitado de tempo.

O Foursquare, um aplicativo que perde cada vez mais fôlego, tinha se especializado em mostrar os amigos que sempre estavam perto. O seu modelo de negócio passa por ganhar dinheiro por publicidade de locais que querem fazer promoções dentro do serviço, à medida que têm um conhecimento mais profundo do sistema. Parte de seu encanto passava pelas publicações no Facebook ou no Twitter. Com esta melhoria perde parte de seu sentido inicial e será mais difícil para eles manterem o interesse comercial ao seu produto.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_