_
_
_
_
_

A UEFA cria uma Liga das Nações em anos sem Mundial nem Eurocopa

Na competição, as 54 seleções europeias se dividirão em quatro divisões, em função de seu coeficiente A primeira edição deste novo torneio ocorrerá em 2019

Platini, no congresso da UEFA
Platini, no congresso da UEFAPATRICK KOVARIK (AFP)

A UEFA oficializou nesta quinta-feira, no XXVIII Congresso Ordinário celebrado em Astana (Cazaquistão), a aprovação do início da nova Liga das Nações 2018-2022. Tal e como avançou a véspera seu secretário geral, Gianni Infantino, ficou aprovada pelas associações membros do organismo futebolístico esta nova competição.

As 54 seleções nacionais se dividirão em quatro divisões, de acordo com a classificação segundo o coeficiente. As equipes nacionais competirão para chegar a um grupo superior ou se tornar campeã, bem como para classificar para as eliminatórias classificatórias para a Eurocopa. Antes da Eurocopa 2020, cada grupo se dividirá em quatro grupos de três ou quatro seleções, cada uma disputará de quatro a seis partidas entre setembro e novembro de 2018. O final do torneio, que jogarão os quatro ganhadores das seções dentro do grupo A, se iniciará em 2019, enquanto as eliminatórias para a Eurocopa se disputarão em março de 2020.

Wolfgang Niersbach, presidente do comitê de competições de equipes nacionais, assegurou que é um "grande passo" para as seleções e confiou que os torcedores apoiarão este novo torneio, que substitui os partidos amistosos e  estará vinculado à classificação para as Eurocopas, já que será uma oportunidade adicional seu acesso. A ideia de criar esta Liga de Nações começou a consolidar-se com consultas entre as diferentes federações em 2011, enquanto ainda o formato final não foi concretizado e se elaborará depois de novas discussões entre as associações.

Segundo a UEFA, as federações solicitaram ao organismo que estudasse o futuro do futebol de seleções em vista do calendário internacional, já que entendiam que os treinadores, os jogadores e os torcedores ultimamente consideravam que os amistosos perdiam o interesse e sua contribuição carecia de relevância. Além disso, a UEFA assinala que esta competição ajudará a melhorar a qualidade, mas sobretudo ao permitir a todos os países jogar competitivamente a seu nível, sem prejuízo do equilíbrio entre o futebol de clubes e o internacional.

A classificação para uma Eurocopa continuará sendo praticamente a mesma, embora começará em março depois de um grande torneio, em vez de imediatamente depois, em setembro. Quatro seleções se classificarão para cada fase final através da Liga das Nações.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_